O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) publicou nesta quinta-feira (30) uma mensagem comparando Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump (Partido Republicano), declarado culpado pela Justiça de Nova York. 

"Trump, como Bolsonaro, é da direita neofascista. A democracia americana é falha no que tange à tentativa de golpe, nos disseram os  parlamentares da CPI do Capitólio. Que a condenação ajude a derrota nas urnas. No Brasil Bolsonaro está inelegível e será preso", escreveu o parlamentar na rede social X. 

O ex-presidente foi acusado de 34 crimes de falsificação de registros de pagamentos feitos a duas mulheres, incluindo a atriz pornô Stormy Daniels, para silenciá-las sobre seus supostos casos. A pena máxima possível pela soma das acusações contra Trump pode chegar a 136 anos de prisão.

Conforme as investigações, Trump teria pago US$ 130 mil (R$ 676,4 mil) à atriz para não afetar a campanha presidencial em 2016, quando venceu a candidata democrata Hillary Clinton.

O republicano declarou ser inocente e afirmou que não há base para o processo. Trump acredita que a perseguição é motivada politicamente e está relacionada com sua intenção de concorrer à presidência em 2024. Além disso, o ex-presidente alegou que vai "lutar até o fim" (com informações da Agência Sputnik). 

fonte:Brasil247