Nesta terça-feira (22), o Consórcio Nordeste, integrado por todos os estados nordestinos do Brasil, enviou um ofício ao ministro da saúde, Eduardo Pazuello, pedindo o cancelamento dos voos diretos para ou de países que tenham registrado a ocorrência da nova variação do vírus da covid-19.

“Queremos solicitar ao Governo Federal, por intermédio do Ministério da Saúde, a adoção de medidas de proteção da população brasileira”, destaca um trecho do documento.

Além da suspensão dos voos, o Consórcio também pediu pela quarentena de todos os passageiros que tenham passado por voos nesses países, ou nos demais estados europeus. Também foi pedida a testagem nesses passageiros, para impedir a chegada da mutação nos estados brasileiros.

A mutação do vírus demonstra uma taxa de transmissão 70% mais alta do que o vírus original. Foi primeiramente registrada no Reino Unido, mas hoje, outros países como Dinamarca, Holanda e Austrália também declaram ocorrências. Suas propriedades, além da transmissão mais veloz, ainda não foram totalmente descobertas.
 
O ofício foi assinado pelo presidente da organização e Governador do Piauí, Wellington Dias (PT) e enviado ao Ministério da Saúde.