A Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) lançou nesta quarta-feira (15/2) a iniciativa "Pacto por Minas", que, segundo o órgão, visa "fortalecer a indústria mineira e aumentar a competitividade do setor produtivo".

Uma carta com as medidas, sugestões e projetos para o estado foi entregue pelo presidente da entidade, Flávio Roscoe, ao governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), durante um evento que aconteceu na sede da entidade, em Belo Horizonte, e teve a presença dos secretários estaduais.

"É um conjunto de iniciativas prioritárias. Com certeza é o trabalho mais denso da indústria desde que eu estou atuando na casa. É um programa único no Brasil e eu vou apresentar aos nossos pares em outros estados para também incentivá-los a conversar com os seus governadores", ponderou Roscoe.

De acordo com a Fiemg, as propostas entregues ao governo foram organizadas em quatro eixos temáticos: capital humano, ambiente de negócios, infraestrutura e sustentabilidade. As principais demandas foram identificadas pelas Gerências Técnicas da Federação, que, posteriormente, traçaram as medidas que são consideradas estratégicas pelo órgão.
  
"Essa participação da sociedade civil é de fundamental importância porque quem produz sente e percebe muito mais o problema do que quem está lá administrando o estado", declarou Zema.