Temas como a liberdade individual e econômica e a importância da autonomia intelectual para o desenvolvimento da sociedade brasileira estarão no centro de uma série de debates nesta segunda-feira (23). Lideranças políticas, acadêmicas e empresariais estarão reunidas na décima edição do Fórum Liberdade e Democracia que, neste ano, tem como assunto “O caminho para a prosperidade”.

O evento é promovido pelo Instituto de Formação de Líderes de Belo Horizonte (IFL-BH) e acontece a partir das 14h, no Palácio das Artes, no centro da capital mineira, reunindo personalidades como o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o governador de Minas, Romeu Zema (Novo).

Na edição deste ano serão discutidas questões ligadas à economia, à ética, ao empreendedorismo e à Justiça. O objetivo é a propagação de ideias no sentido de nortear a construção de uma sociedade mais livre e justa. “O país está passando por muitas transformações. A gente acredita que é importante colocar em debate quais são os problemas e as prioridades que de fato precisamos tratar, se quisermos colocar o país no caminho da prosperidade, rumo ao desenvolvimento econômico e social de maneira sustentável”, explicou Lucas Vidigal, presidente do IFL-BH.

Na avaliação dele, a autonomia da sociedade brasileira está abaixo do que se espera, com forte interferência do governo. “Em termos de cenário político, com relação a liberdades individuais, a gente enxerga que o Brasil é um país onde muito da liberdade que deveria estar na sociedade ou no indivíduo está no governo”, disse Vidigal, exemplificando que questões como o consumo sofrem forte ingerência dos governantes. “O governo muitas vezes escolhe o que a gente pode comer, de quem podemos comprar e o que podemos ou não comprar”.

O governador de Minas, Romeu Zema, fará a palestra de abertura e vai falar sobre os desafios enfrentados ao longo dos últimos nove meses para alavancar o desenvolvimento do Estado. Um dos destaques será o ministro Paulo Guedes, que vai fazer a palestra de encerramento. O evento contará também com a participação de Paulo Uebel, secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Executivo federal, do professor e doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo Eduardo Wolf, além do deputado federal por São Paulo Kim Kataguiri (DEM), entre outros nomes.

“Cada palestrante é expert ou tem especialidade em alguma área. Trouxemos economistas, cientistas políticos, filósofos”, afirmou Vidigal, ressaltando que o objetivo é proporcionar um debate a partir de diferentes visões: “A ideia é a gente debater algumas questões relevantes de diferentes pontos de vista. Do ponto de vista ético, econômico e político também. O que funciona, o que atrapalha, o que é benéfico enquanto política pública”.

A expectativa para a realização desta edição é positiva, de acordo com Lucas Vidigal. “O público está recebendo bem o evento, e estamos felizes com a realização. São dez anos seguidos promovendo esse evento, envolvendo a sociedade no debate”, complementou o presidente do IFL-BH.