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O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), tem chamado atenção pela abordagem mais informal e uma linguagem jovem nas redes sociais. Sua estratégia de utilizar memes, referências de quadrinhos, super-heróis e vídeos inspirados na cultura pop e digital está contribuindo para quebrar a imagem tradicionalmente associada a ele, que ficou conhecido como “picolé de chuchu”.
Fontes ouvidas pela reportagem contaram que Geraldo Alckmin, que além de ocupar a vice-presidência, está à frente do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço (MDIC), se queixava da dificuldade de se conectar diretamente com a audiência mais jovem nas redes sociais.
A motivação para essa transformação veio também, em parte, de um pedido direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à alta cúpula do governo. Na reunião ministerial inaugural no início deste ano, o petista enfatizou aos ministros a importância de eles comunicarem de forma eficaz os feitos do Executivo federal até a base. A nova guinada no perfil viria meses depois.
A publicação do meme do Pikachu no X, antigo Twitter, em agosto, em alusão ao acordo entre Brasil e Japão para a isenção de vistos, marcou o novo tom nas redes sociais de Alckmin. A postagem recebeu reconhecimento da embaixada japonesa no Brasil, e até mesmo marcas e companhias aéreas interagiram nos comentários.
Poucos dias depois, vestindo terno e gravata, o ex-tucano surpreendeu ao publicar um vídeo no qual, de maneira literal, "tirava o boné" para o hip hop, tudo isso diretamente do seu gabinete no Palácio do Planalto. O envolvimento com a cultura pop não se limitou a esse momento. Memes envolvendo animes japoneses, como Dragon Ball e Pokémon, além de referências a filmes como Harry Potter e Meninas Malvadas, têm sido frequentes.
Bob Marley e Karatê Kid ajudaram na popularização de Alckmin
Até mesmo influenciadores digitais brasileiros, como Luva de Pedreiro e a cantora Anitta, serviram de inspiração para os comunicados dele. Foi uma publicação com foto da artista recebendo o prêmio do VMA (Video Music Awards), em setembro, que o ministro recebeu milhares de curtidas e comentários. O músico jamaicano Bob Marley (1945-1981), um dos ícones do reggae mundial, também foi incorporado nas publicações de Alckmin, ao brincar com a sigla 'Pro-Reg', fazendo alusão ao estilo musical e ao artista.
Na publicação, o vice-presidente anunciava que o governo federal tinha decretado o Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para Gestão em Regulação, o “PRO-REG”, que era mais um passo na redução do custo Brasil. O tema, normalmente considerado burocrático, surpreendeu ao alcançar mais de 60 mil visualizações na rede social X.
Em outra publicação em vídeo, Alckmin reproduziu o icônico gesto do mestre Miyagi, imortalizado no filme Karatê Kid. Os seguidores “curtiram”. Fontes confidenciaram à reportagem que diversas pessoas, especialmente as mais jovens, abordam Alckmin em eventos e no aeroporto para tirar fotos com ele, recriando o emblemático gesto do filme que marcou gerações da década de 1980.
Médico, governador, ministro, vice-presidente e agora “blogueirinho”
Com sua formação como médico e anestesista, aos 71 anos, Alckmin compartilha dicas de saúde, muitas vezes registradas dentro do próprio gabinete da vice-presidência no Palácio do Planalto. Essa prática remonta ao período em que ele era apresentador em emissoras de televisão, como Gazeta e Band, e chegou a ganhar a alcunha de 'blogueirinho' por internautas e espectadores.
Ainda assim, nem todas as publicações resultaram em sucesso e houve trapalhadas no meio do caminho. A equipe de rede social dele, por exemplo, precisou correr para apagar uma postagem que ganhou ares de publicidade. Este foi o caso da publicação "Sextou com S de Seara", em 27 de outubro, logo após a visita de Alckmin à inauguração de duas fábricas da JBS, proprietária da empresa Seara, especializada em alimentos e embutidos, em Rolândia (PR).
Na rede social X (antigo Twitter) ele ganhou cerca de 500 mil seguidores desde a vitória nas urnas no ano passado. Mas assessores próximos fazem questão de frisar que a conta pessoal de Geraldo Alckmin não é controlada pela assessoria de imprensa da vice-presidência e nem do MDIC que, respectivamente, possuem canais próprios nas redes sociais.
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Bob Marley e Karatê Kid ajudaram na popularização de Alckmin
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