array(31) {
["id"]=>
int(172000)
["title"]=>
string(77) "Cleitinho ataca nova licitação da Secom: 'Governo hipócrita quer te calar'"
["content"]=>
string(3814) "GOVERNO LULA
O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) criticou duramente o governo Lula (PT) após a reabertura de uma licitação da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), que prevê investimento de R$ 98,3 milhões para contratação de três empresas de comunicação digital. O contrato tem duração prevista de 12 meses, podendo ser prorrogado.
“Senta o dedo e compartilha esse vídeo pra todo mundo. Deixa eu desmascarar esse governo hipócrita e demagogo, que quer tanto reglamentar as redes sociais, mas quer usufruir das redes sociais com seu dinheiro”, afirmou o senador em vídeo divulgado nas redes sociais.
Segundo ele, o valor investido é incoerente diante da atual crise fiscal. “Agora um país que tem déficit fiscal, que precisa cortar gastos... Qual que é o sentido de gastar quase cem milhões com mídia digital?”, questionou. Ele disse já ter acionado o Tribunal de Contas da União (TCU) para tentar barrar a contratação.
A licitação atual substitui uma anterior, de R$ 197,7 milhões, suspensa em junho de 2024 pelo próprio TCU, após indícios de vazamento de propostas e possível direcionamento. O processo foi oficialmente revogado em agosto. Na época, a Secom era comandada por Paulo Pimenta. Hoje, o titular da pasta é o publicitário Sidônio Palmeira, responsável pela comunicação da campanha presidencial de 2022.
Em abril, Sidônio afirmou que o governo precisa enfrentar dois desafios estruturais na comunicação: o avanço da extrema-direita nas redes, com discursos de ódio e fake news, e a dificuldade em comunicar à população o cenário herdado por Lula em 2023. O novo edital prevê serviços como planejamento e execução de ações digitais com uso de tecnologias inovadoras para ampliar o alcance das mensagens do governo.
O tema toca em uma das maiores frentes de embate político da atualidade: a regulamentação das redes sociais.
No Brasil, o Projeto de Lei 2630/20, conhecido como PL das Fake News, propõe regras para combater a desinformação e responsabilizar plataformas digitais por conteúdos ilegais. Além disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) tem decidido que redes sociais podem ser responsabilizadas judicialmente mesmo sem ordem prévia, especialmente em casos de discurso de ódio ou incitação à violência. A medida, no entanto, é alvo constante de críticas da oposição, que acusa o governo de querer censurar o ambiente digital enquanto amplia sua presença nele com verba pública.
"
["author"]=>
string(24) "Ana Mendonça /em.com.br"
["user"]=>
NULL
["image"]=>
array(6) {
["id"]=>
int(628622)
["filename"]=>
string(24) "bostinhosenadorminas.png"
["size"]=>
string(6) "699361"
["mime_type"]=>
string(9) "image/png"
["anchor"]=>
NULL
["path"]=>
string(0) ""
}
["image_caption"]=>
string(86) "Cleitinho lidera intenções de voto para o governo de Minas Gerais /crédito: Platobr"
["categories_posts"]=>
NULL
["tags_posts"]=>
array(0) {
}
["active"]=>
bool(true)
["description"]=>
string(195) "Contrato de R$ 98,3 milhões para comunicação digital reacende críticas sobre os gastos do governo e a proposta de regulamentação das redes sociais
"
["author_slug"]=>
string(22) "ana-mendonca-em-com-br"
["views"]=>
int(61)
["images"]=>
NULL
["alternative_title"]=>
string(0) ""
["featured"]=>
bool(false)
["position"]=>
int(0)
["featured_position"]=>
int(0)
["users"]=>
NULL
["groups"]=>
NULL
["author_image"]=>
NULL
["thumbnail"]=>
NULL
["slug"]=>
string(71) "cleitinho-ataca-nova-licitacao-da-secom-governo-hipocrita-quer-te-calar"
["categories"]=>
array(1) {
[0]=>
array(9) {
["id"]=>
int(431)
["name"]=>
string(9) "Política"
["description"]=>
NULL
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(7) "#a80000"
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(8) "politica"
}
}
["category"]=>
array(9) {
["id"]=>
int(431)
["name"]=>
string(9) "Política"
["description"]=>
NULL
["image"]=>
NULL
["color"]=>
string(7) "#a80000"
["active"]=>
bool(true)
["category_modules"]=>
NULL
["category_models"]=>
NULL
["slug"]=>
string(8) "politica"
}
["tags"]=>
NULL
["created_at"]=>
object(DateTime)#539 (3) {
["date"]=>
string(26) "2025-07-16 15:51:48.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["updated_at"]=>
object(DateTime)#546 (3) {
["date"]=>
string(26) "2025-07-16 15:51:48.000000"
["timezone_type"]=>
int(3)
["timezone"]=>
string(13) "America/Bahia"
}
["published_at"]=>
string(25) "2025-07-16T15:30:00-03:00"
["group_permissions"]=>
array(4) {
[0]=>
int(1)
[1]=>
int(4)
[2]=>
int(2)
[3]=>
int(3)
}
["image_path"]=>
string(25) "/bostinhosenadorminas.png"
}
GOVERNO LULA
O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG) criticou duramente o governo Lula (PT) após a reabertura de uma licitação da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), que prevê investimento de R$ 98,3 milhões para contratação de três empresas de comunicação digital. O contrato tem duração prevista de 12 meses, podendo ser prorrogado.
“Senta o dedo e compartilha esse vídeo pra todo mundo. Deixa eu desmascarar esse governo hipócrita e demagogo, que quer tanto reglamentar as redes sociais, mas quer usufruir das redes sociais com seu dinheiro”, afirmou o senador em vídeo divulgado nas redes sociais.
Segundo ele, o valor investido é incoerente diante da atual crise fiscal. “Agora um país que tem déficit fiscal, que precisa cortar gastos... Qual que é o sentido de gastar quase cem milhões com mídia digital?”, questionou. Ele disse já ter acionado o Tribunal de Contas da União (TCU) para tentar barrar a contratação.
A licitação atual substitui uma anterior, de R$ 197,7 milhões, suspensa em junho de 2024 pelo próprio TCU, após indícios de vazamento de propostas e possível direcionamento. O processo foi oficialmente revogado em agosto. Na época, a Secom era comandada por Paulo Pimenta. Hoje, o titular da pasta é o publicitário Sidônio Palmeira, responsável pela comunicação da campanha presidencial de 2022.
Em abril, Sidônio afirmou que o governo precisa enfrentar dois desafios estruturais na comunicação: o avanço da extrema-direita nas redes, com discursos de ódio e fake news, e a dificuldade em comunicar à população o cenário herdado por Lula em 2023. O novo edital prevê serviços como planejamento e execução de ações digitais com uso de tecnologias inovadoras para ampliar o alcance das mensagens do governo.
O tema toca em uma das maiores frentes de embate político da atualidade: a regulamentação das redes sociais.
No Brasil, o Projeto de Lei 2630/20, conhecido como PL das Fake News, propõe regras para combater a desinformação e responsabilizar plataformas digitais por conteúdos ilegais. Além disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) tem decidido que redes sociais podem ser responsabilizadas judicialmente mesmo sem ordem prévia, especialmente em casos de discurso de ódio ou incitação à violência. A medida, no entanto, é alvo constante de críticas da oposição, que acusa o governo de querer censurar o ambiente digital enquanto amplia sua presença nele com verba pública.