Suposta fraude eleitoral

A Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) pode iniciar um processo de investigação contra o vereador Lucas Ganem (Podemos). A decisão, que pode dar início a um processo de cassação do mandato, ocorre após o presidente da Casa, Juliano Lopes (Podemos), acatar uma denúncia que aponta suposta fraude eleitoral por parte do parlamentar. A reunião que definirá se o procedimento será aberto ocorre às 14h30 desta quinta-feira (4).

Para que a investigação seja aberta, é necessário que a maioria dos vereadores da Casa vote a favor do procedimento. Caso a investigação seja aprovada, uma comissão composta por três vereadores será formada. Este grupo terá a responsabilidade de analisar o caso e apresentar um parecer a favor ou contra a cassação do mandato.

A denúncia contra o parlamentar foi apresentada pelo advogado Guilherme Augusto Soares, identificado por Juliano Lopes como um eleitor da capital sem ligação com o Poder Legislativo. O vereador Lucas Ganem já é alvo de uma investigação do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por suspeita de ter fraudado o endereço na capital mineira para poder disputar as eleições do ano passado.
Segundo o denunciante, o vereador “teria simulado presença em Belo Horizonte para viabilizar uma campanha 'digitalizada, mas sem compromisso efetivo com a circunscrição'”. A denúncia também questiona a baixa presença de Ganem na sede do Poder Legislativo durante as reuniões de Plenário, citando sua “preferência por remoto e abstenção em votações”.

A reportagem tentou contato com o vereador por meio do gabinete, e-mail e mensagens por celular, mas não houve retorno até a publicação da reportagem. O espaço segue aberto para manifestações.
 
Perfil e primeiro mandato

Com 10.753 votos, Lucas Ganem foi eleito em 2024 para o seu primeiro mandato na Câmara Municipal de BH. Natural de São Paulo, ele é formado em Administração de Empresas e é bacharel em Propaganda e Marketing.

O perfil do parlamentar no Portal da Câmara afirma que ele “tem a missão de dar voz aos que não podem se defender, garantindo que todo animal tenha uma vida digna, livre de maus-tratos”. O vereador também é apresentado no site do Poder Legislativo como defensor da assistência às pessoas com neurodivergências e favorável à garantia de segurança nas escolas.