Rio de Janeiro- Desde o fim do regime militar não se via algo assim: um presidente (eleito, ainda não empossado) que passa o fim de semana cercado por militares. Foi o que aconteceu neste sábado e domingo com Jair Bolsonaro. Hoje (25), passou a manhã e almoçou na Escola de Educação Física do Exército, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro. No sábado, havia passado toda a manhã na Vila Militar, na Zona Oeste do Rio, para participar da comemoração do 73º aniversário da Brigada de Infantaria Paraquedista.
Bolsonaro se formou no curso de paraquedista militar em 1977. No evento do sábado, estavam com Bolsonaro o general Augusto Heleno, futuro ministro do Gabinete de Segurança Institucional. Também compareceram o governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, do PSC, e o interventor federal na segurança pública do Rio, general Braga Netto, além de centenas de militares de diferentes patentes.
O evento deste domingo foi o X Encontro do Calção Preto, que reúne antigos e atuais comandantes, professores e monitores da Escola de Educação Física do Exército, onde Bolsonaro estudou. Segundo informações da assessoria de comunicação social da escola, Bolsonaro formou-se na instituição com a turma de 1982 e participa sempre do evento, realizado anualmente. Estavam com ele o chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, general Mauro Cesar Lourena, o interventor federal e comandante militar do Leste, general Braga Netto, e, novamente, centenas de militares de diversas patentes.