Em sua coluna publicada no jornal Folha de S.Paulo, Nelson de Sá destacou uma frase dita pelo secretário de Defesa dos Estados Unidos, Mark Esper, ao presidente Donald Trump durante reunião do Comando Sul das Forças Armadas dos EUA, agradecendo ao Brasil e a Bolsonaro por pagarem um general americano para integrar o "U.S. Southern Command".

Numa resposta a Trump, Esper afirmou: "E [agradecer] nosso presidente brasileiro, Bolsonaro, com nosso novíssimo acréscimo ao nosso quartel-general: general David, um dos mais afiados nas forças armadas brasileiras. Novamente, brasileiros pagando para ele vir aqui e trabalhar para mim [work for me] para fazer diferença em segurança", disse

Ele se referia ao general David Bellon, que acaba de se integrar ao comando. No Comando Sul das Forças Armadas dos EUA há um general brasileiro desde  2019, Alcides Valeriano de Faria Júnior, que recebe ordem diretamente do Exército daquele país. O fato é inédito na história brasileira.  

 
Trump tinha ido à sede do Comando Sul das forças americanas, num subúrbio de Miami, onde fez ameaças a países como China e Venezuela, e aproveitou saudações aos "parceiros" Colômbia e Brasil.