PROCEDIMENTO


Durante uma conversa com apoiadores, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que devrá passar por uma nova cirurgia neste ano. Este será o sétimo procedimento realizado pelo presidente nos últimos três anos, o quinto em consequência ao atentado sofrido pelo durante a campanha eleitoral de 2018.
 
Bolsonaro explicou que o procedimento cirúrgico deverá corrigir uma hérnia. "Eu estou ficando muito barrigudo aqui. Acho que vai ser lipoaspiração. Pega mal, né? Botox. É ou não é? Pega mal. Mas é tranquilo, hérnia. Eu tenho uma tela aqui na frente, está saindo o bucho pelo lado. Então, tenho que botar uma tela do lado também", afirmou ao ser questionado por um apoiador.


A primeira cirurgia precisou ser realizada no mesmo dia que Bolsonaro foi atacado enquanto realizava a campanha presidencial. Na ocasião, Bolsonaro recebeu quatro bolsas de sangue e precisou implantar uma bolsa de colostomia. Dias depois, foi realizada a segunda intervenção cirúgica, quando os médicos localizaram uma obstrução em uma alça do intestino delgado, na parte esquerda do abdômen.


Em 2019, Bolsonaro realizou a retirada da bolsa de colostomia e ligamento do intestino. Na quarta cirurgia, o presidente corrigiu uma hérnia que surgiu no local das intervenções anteriores. No ano seguinte, o presidente se submeteu a outras duas cirurgias. Ele fez uma vasectomia e retirou um cálculo da bexiga.