Viagem particular

Pela quinta vez no ano, o prefeito Álvaro Damião (União) ficará fora da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), em mais uma viagem internacional. Pelos próximos cinco dias, até domingo (23), ele estará no Paraguai. Lá, irá acompanhar a final da Copa Sul-Americana entre Atlético e Lanús. Por não ser uma agenda institucional, não haverá custos aos cofres públicos. 

Como não há vice-prefeito em BH, o presidente da Câmara Municipal, Juliano Lopes (Podemos), assumirá o Executivo. Essa é a quarta vez em 2025 que o vereador comanda a prefeitura de forma interina. Com Lopes à frente da PBH, a vice-presidente da Câmara, Fernanda Pereira Altoé (Novo), ficará como presidente interina do Legislativo.

Viagens internacionais de Damião

Em abril, o prefeito esteve no Peru durante cinco dias para evento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Já em maio, o destino foi a Alemanha, onde o chefe do executivo participou de encontros comerciais e políticos e acompanhou a final da Champions League durante um fim de semana - desta vez, Juliano Lopes não assumiu a PBH.
 
Em junho, o prefeito viajou a Israel a convite da embaixada do país para participar do evento “Projetos Municipais para a Segurança Pública e o Desenvolvimento Local”. Na ocasião, ele e outras autoridades tiveram que se abrigar em um bunker devido a ameaças de ataques israelenses contra o Irã. 

Em outubro, última vez em que Lopes assumiu a prefeitura, Damião estava em missão oficial na China, onde anunciou investimento de R$ 1 bilhão destinado ao Anel Rodoviário após reunião com a presidente do Banco do Brics, Dilma Rousseff.