ELEIÇÕES 2022

Após uma sugestão da senadora Simone Tebet (MDB), apoiadora do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições, o petista passou a pedir a troca do vermelho pelo branco em eventos da campanha eleitoral. Em convocação para o ato da noite desta terça-feira (11) em Belford Roxo, no Rio de Janeiro, a campanha petista pede: "Pelo amor e pela paz, vamos usar branco". O ato acontece às 19h e vai reunir Lula e Waguinho (União), prefeito da cidade.

A decisão da campanha se deu após a senadora Simone Tebet pedir uma mudança e "juízo" à campanha petista. A colunista do jornal "Folha de S. Paulo", Mônica Bergamo, ressaltou que ela disparou mensagens a petistas para defender a mudança, inclusive pedindo que a música "vai dar PT, vai dar PT, vai dar" deixe de ser utilizada. "O povo está votando contra (Jair) Bolsonaro, e não no PT", afirmou Simone Tebet em uma das mensagens.

O apoio do prefeito de Belford Roxo, força política considerada bastante influente no local, foi cobiçado entre Lula e o presidente Jair Bolsonaro (PL). Waguinho se encontrou com os dois na última semana antes de definir pelo apoio a Lula, costurado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, André Ceciliano (PT), candidato derrotado ao Senado.


O Rio de Janeiro deu grande vantagem a Bolsonaro no primeiro turno. Ele teve 51,09% dos votos válidos, contra 40,68% de Lula. O ex-presidente disse ao longo da semana que espera virar o jogo no Estado, que é reduto de Bolsonaro. Para isso, porém, não bastaria ele reunir os votos de todos os outros candidatos, mas teria que tomar votos de Bolsonaro e reduzir a abstenção no Estado.