O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), vereador Juliano Lopes (Podemos), disse que o novo prefeito da capital, Álvaro Damião (União), será empossado no próximo dia 3 e que a expectativa dos vereadores é que a relação entre os dois Poderes seja a melhor possível.

Lopes chegou há pouco no velório do prefeito Fuad Noman, que acontece no saguão nobre da sede da prefeitura nesta quinta-feira (27/3). "A Câmara Municipal quer ser parceria da prefeitura, somos Poderes independentes e harmônicos, e da minha parte desejo muita sorte ao futuro prefeito Álvaro Damião", afirmou.
Segundo ele, os boatos de que a CMBH estaria preparando o impeachment do futuro prefeito são "mentirosos". Lopes afirma que todas as desavenças com Damião em função da disputa pelo comando do Legislativo estão superadas da parte dele e disse acreditar que também por parte do agora prefeito.

Fuad morreu ontem aos 77 anos de idade, após uma parada cardiorrespiratória em decorrência de problemas de saúde oriundos de um tratamento de câncer feito pelo prefeito ano passado, ainda durante a campanha eleitoral. Lopes ainda prestou solidariedade à família do prefeito e destacou sua convivência com Fuad Noman ao longo dos últimos dois anos.

“Eu tive o privilégio nos dois primeiros anos do mandato do prefeito Fuad Noman (PSD) de conviver com a pessoa que ele era. Sempre tratou as pessoas muito bem, com muito carinho, mostrando o humano que ele é. Se vocês fizerem uma enquete com todos os funcionários da prefeitura, vão ver que ele tem 80% de aprovação, pelo ser humano que foi”, disse.

O líder do governo na Câmara Municipal, vereador Bruno Miranda (PDT), disse que “a princípio” permanece no cargo e que a relação entre o Legislativo e o novo prefeito deve se manter “tranquila”. 

“Eu tenho feito esse trabalho com o Álvaro desde o início do ano, mas obviamente a liderança é uma prerrogativa do prefeito. A gente está à disposição para contribuir com a cidade, seja em qualquer posição. (...) O Álvaro é um amigo, uma pessoa que eu já conhecia da Câmara Municipal, uma pessoa que já o admirava pelo trabalho da imprensa. A gente vai construir uma relação na Câmara de muito respeito, de fraternidade”, disse.

Além das centenas de cidadãos que passam pelo velório na sede do Executivo na Avenida Afonso Pena, estiveram presentes autoridades como o governador Romeu Zema (Novo); o ex-governador e atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Augusto Anastasia; o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab; e dezenas de deputados estaduais e federais e vereadores.