O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), está em Belo Horizonte na manhã desta sexta-feira (2) onde participa do Encontro Nacional de Segurança nas Eleições, que acontecerá nos dias 2 e 3 de junho, na capital. 

De acordo com o Tribuanl Regional Eleitoral Minas Gerais (TRE-MG), que organiza o evento, representantes de outros tribunais regionais e forças de segurança dos 26 estados e do Distrito Federal, participam do evento, que tem como objetivo trocar experiências sobre a segurança nas Eleições 2022, analisar informações registradas no 1º e 2º turnos e elaborar um banco de boas práticas sobre o tema.

O encontro está sendo realizado no Clube dos Oficiais Militares Mineiros, no bairro Prado, na região Oeste da capital. O ministro Alexandre de Moraes e Disney Rosseti, delegado da Polícia Federal e secretário de Polícia Judicial do TSE, farão a abertura com palestras sobre "Inteligência e segurança institucional na Justiça Eleitoral e Eleições 2022". 

Na tarde de hoje haverá oficinas setoriais envolvendo os representantes dos TREs e de cada força de segurança (Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Forças Armadas e Secretaria de Segurança Pública). Segundo o TRE-MG, será um momento para análise de informações e iniciativas.

Já na manhã de sábado, vai ser apresentado um resumo das discussões do dia anterior, traçando um panorama dos problemas que surgiram e soluções que foram adotadas nas últimas eleições. O encerramento do evento será feito pelo desembargador Paulo Tamburini, que coordenou o Gabinete Institucional de Segurança nas Eleições 2022 em Minas Gerais.