Priscila Mengue
Em São Paulo
UOL
Em três dias, seis estações de metrô começarão a funcionar na cidade de São Paulo. O ritmo intenso de inaugurações acompanha a última semana de atividades de Geraldo Alckmin (PSDB) como governador do estado. Ele deixa o cargo na sexta-feira (6) para concorrer à Presidência da República.
A agenda de inaugurações começa nesta quarta-feira (4), às 9h, nos Jardins, com a estação Oscar Freire, da linha 4-amarela. Em 2007, o governo do estado previa a abertura para 2012.
Na quinta-feira (5), será a vez da zona sul, quando a estação Moema começa a integrar o sistema da linha 5-lilás, que teve outras quatro estações inauguradas desde setembro (Borba Gato, Brooklin, Alto da Boa Vista e Eucaliptos). A conclusão de toda a linha estava prevista para 2012. Em 2014, o prazo foi para 2016.
A maratona de inaugurações termina na zona leste com o início da operação de quatro estações da linha 15-prata do monotrilho: São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União.
Em 2014, a previsão era entregar as estações até 2015. Na semana passada, a linha 13-jade começou a atender a população, com as estações Cecap-Guarulhos e Aeroporto.
Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, na linha 4-Amarela deve abrir em julho deste ano a estação São Paulo-Morumbi e, em dezembro de 2019, a Vila Sônia.
Na linha 5-lilás, em maio será a vez das estações AACD/Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klablin. A Campo Belo deve ficar para dezembro.
Já a Linha 15-prata terá quatro inaugurações até junho: Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".