PRONUNCIAMENTO

 

Afastado do cargo desde 8 de janeiro, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), publicou nas redes sociais que não viajou para os Estados Unidos, e que permanece em Brasília à disposição da Justiça. O comunicado ocorreu na tarde deste domingo (15).

 “Estão me marcando em algumas fake news que têm circulado, dizendo que estou fora do país. É mentira. Estou na minha casa em Brasília. Já estive espontaneamente na Polícia Federal e continuo à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos”, disse Ibaneis por meio de texto.

Porém, as especulações não surgiram sem fundamento. Ao Correio, o chefe do executivo relatou que iria viajar para fora do país em 16 janeiro. Porém, após os atos golpistas ocorridos na Esplanada dos Ministérios em 8 de janeiro, resolveu adiar a viagem de férias.

Rocha tinha planos de passar 15 dias no exterior e, por isso, passaria o comando da Buriti para a vice-governadora Celina Leão (PP). Conforme noticiado pela jornalista Ana Maria Campos, da coluna Eixo Capital do Correio, as férias estavam previstas desde o fim da campanha eleitoral em outubro.

A viagem criaria uma situação ainda mais desconfortável com os ministros e com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Apesar de Lula ter decretado intervenção federal na segurança pública do DF até 31 de janeiro, pessoas próximas ao governador temem que a medida possa se prolongar por mais tempo.