Oficializada na quinta-feira (30), a posse do empresário Fabiano Cazeca como deputado federal por Minas Gerais só foi possível após amplas artna chapa do Patriota, que se se incorporou ao antigo PTB para dar forma ao novo partido.

Para tomar posse, Cazeca precisou de uma série de fatores. Primeiro, o titular da cadeira do PRD mineiro, Pedro Aihara, pediu licença por 120 dias. Antes de chegar a Cazeca, a linha sucessória tinha o ex-deputado Felipe Saliba, o bispo Bruno Santos e o vereador belo-horizontino Irlan Melo, que depois das eleições de 2022 mudou de legenda e foi para o Republicanos.

Segundo apurou O Fator, a primeira “tarefa” de Cazeca foi convencer Pedro Aihara a se licenciar do posto por quatro meses, período mínimo para o tempo de exercício de um suplente, conforme as regras do Congresso Nacional.

Aihara concordou em se afastar da Câmara entre os meses de novembro e fevereiro, tradicionalmente um período de poucas votações e marcado pelos recessos de fim de ano e do Carnaval.

Primeiro suplente, Felipe Saliba, explicou que abriu mão da vaga em favor de Fabiano Cazeca para colaborar com o esforço do partido em montar uma bancada com nomes de maior experiência parlamentar — ainda que por períodos curtos.

“Foi um pedido do presidente da legenda, o deputado federal Fred Costa (MG). Como eu já havia assumido anteriormente, pela mesma lógica de potencializar e dar visibilidade às lideranças do partido, era hora de retribuir, de demonstrar gratidão”, afirmou.

Também pesou na decisão de Saliba o diálogo que vem mantendo com Fred Costa sobre a possibilidade de disputar, nas próximas eleições, uma cadeira na Assembleia Legislativa, e não na Câmara dos Deputados.

Já Irlan Melo disse a O Fator estar dedicado ao seu mandato na Câmara Municipal de Belo Horizonte e à sua pré-campanha para deputado federal em 2026.

“A avaliação que fiz com meu grupo foi de que neste momento não seria bom essa mudança”, afirmou o parlamentar.

A reportagem buscou contato com Fabiano Cazeca e com o bispo Bruno Santos. Em caso de retorno, esta nota será atualizada.