Em 2018, a Netflix investiu bastante em suas produções originais. Algumas, inclusive, são apostas para o Oscar de 2019, como os longas “Roma”, de Alfonso Cuarón; e “A Balada de Buster Scruggs, dos famosos Irmãos Cohen. Com base na opinião dos nossos leitores, a Revista Bula reuniu nessa lista os 15 melhores filmes da Netflix lançados esse ano. Além dos destaques já citados, estão presentes na lista outras produções que agradaram não só o público, mas também a crítica especializada em cinema. Os longas estão organizados em ordem alfabética.
Trabalhando pela primeira vez com a Netflix, os famosos irmãos Coen idealizaram uma antologia faroeste. O filme reúne seis curtas com histórias diferentes que ocorreram na fronteira selvagem do velho oeste. Os episódios seguem os capítulos do livro fictício “A Balada de Buster Scruggs e Outros Contos da Fronteira Americana”.
Sanjay e Karina nunca conseguiram juntar dinheiro para comprar suas próprias casas. Dispostos a terem um lar só deles, os amigos se juntam em um improvável casamento por conveniência. A dupla só não esperava que viver sob o mesmo teto pudesse mudar as suas vidas por completo, criando um elo afetivo difícil de ser desfeito.
Em um mundo pós-apocalíptico, Malorie e seus dois filhos precisam atravessar um rio traiçoeiro para fugirem do Problema, uma força misteriosa que, ao ser vista, faz as pessoas se tornarem extremamente violentas. Para não se contaminarem, eles devem fazer a travessia com os olhos vendados, o que torna tudo ainda mais difícil.
O suspense gira em torno de dois amigos de longa data que viajam durante o fim de semana para um vilarejo escocês. Marcus, um caçador experiente, deseja ensinar o amigo Vaugh a caçar. Durante a caçada, eles avistam um alce e atiram. O animal foge sem ser ferido, mas eles sabem que atingiram alguma outra coisa e precisam esconder a tragédia.
Violet Jones é uma publicitária bem-sucedida, que leva a vida que sempre sonhou, com um namorado perfeito e uma carreira brilhante. Porém, após uma profunda decepção, Violet decide repaginar sua vida, começando pela aceitação de seu cabelo crespo. Nesse caminho, ela terá que superar os traumas de infância e as opiniões alheias.
Inspirado na história bíblica, o filme apresenta Lazzaro, um garoto muito bondoso. Apesar de ser explorado pelos familiares, ele estava satisfeito com a vida simples do campo. No entanto, após uma tragédia, Lazzaro retorna à vida no Século 21. O rumo de sua história muda e ele começa uma jornada para reencontrar sua família e viver como antigamente.
A história não contada do lendário Robert “The Bruce”, considerado o herói que ajudou na libertação da Escócia. Após ser coroado o Rei dos Escoceses, ele entra em guerra para salvar seu povo e seu país, liderando um desorganizado grupo de combatentes no enfrentamento do exército mais poderoso do mundo: o inglês, comandado pelo rei Edward I.
Um casal na casa dos 40 anos tenta engravidar de várias formas. Sem sucesso, eles se submetem a sucessivas fertilizações. Quando as opções parecem chegar ao fim, a chegada de uma sobrinha renova as esperanças do casal, que decide tentar novamente. Além disso, eles precisam cuidar da própria relação, que está abalada em meio a tantos acontecimentos.
O filme narra o drama de Stefano Cucchi, jovem italiano que foi detido pela polícia, em 2009, acusado de posse ilegal de drogas. A semana que passou na prisão mudou para sempre o destino de Stefano e sua família. As investigações do caso revelaram um lado sombrio do sistema judicial italiano.
O lançamento de “O Outro Lado do Vento” foi muito aguardado pelos cinéfilos, isso porque trata-se da última obra dirigida pelo criador do clássico “Cidadão Kane”, Orson Welles. O filme conta a história de um diretor de cinema que enfrenta dificuldades para terminar seu último filme, após o abandono repentino do protagonista.
Adaptada de um livro com o mesmo nome, a comédia romântica conta a história da jovem Lara Jean, que escreve cartas de amor secretas para todos os garotos pelos quais já se apaixonou. Tudo muda quando, inesperadamente, as cartas são enviadas para seus destinatários. Para fugir deles, Lara Jean finge que está namorando.
O filme de drama chinês conta a história de dois desconhecidos: Jian e Xiao, que se encontram por acaso em um trem e criam um forte vínculo. Dez anos depois, eles se reencontram e refletem sobre o amor que sentem um pelo outro. O título marcou a estreia da atriz e dançarina Rene Liu como cineasta, e foi um sucesso de bilheteria.
No dia em que conheceu Avery, há três anos, Noah se apaixonou. Mas, por não ter coragem de se declarar, acaba sendo considerado apenas um grande amigo por ela. No dia do noivado de Avery, desesperado por mais uma chance, ele volta ao lugar onde se encontraram pela primeira vez. Lá, Noah terá a chance de voltar no tempo e ficar com Avery.
Esse longa foi ganhador do Leão de Ouro, no Festival de Veneza, e é um dos favoritos da crítica para o Oscar de 2019. A história se passa na Cidade do México, em 1970. O foco é dado a Cleo, uma jovem que trabalha como babá e doméstica de uma família de classe média. Em um ano, muitos acontecimentos irão abalar a rotina de Cleo e seus patrões.
Nesse drama aclamado pela crítica, o diretor Greengrass mostra os desafios do combate ao terrorismo. Baseado em fatos reais, o filme retrata um ataque a um acampamento de jovens na Noruega, em 2011, que resultou na morte de 75 pessoas. O atirador era Anders B. Breivik, um terrorista que desejava acabar com o multiculturalismo e com a imigração no país.