Ao lado da Orquestra Sinfônica (OSMG) e o Coral Lírico de Minas Gerais, o violinista, tecladista, cantor e compositor Marcus Viana apresenta nesta terça e quarta-feira, 23 e 24 de setembro, no Grande Teatro Palácio das Artes, no centro de Belo Horizonte, o concerto “Sinfônica Pop: Cantatas Brasileiras”, em que apresenta novas obras de sua lavra.

Com regência do maestro André Brant, o evento marca a estreia mundial de quatro novas cantatas sinfônicas de Viana: “Sagrado”, “A Vida é Terna”, “Grande Espírito” e “Eldorado” – esta última famosa por ser tema da novela “Amazônia”, interpretada por Milton Nascimento, que agora ganha arranjo orquestral com estrutura ampliada.

O repertório também inclui obras consagradas do artista, como “Pantanal” e “Pátria Minha” – a primeira, aliás, com letra inédita, que, segundo o compositor, transforma a música em “um grande protesto contra os que põem fogo nas matas”. As orquestrações e execuções ao piano ficam por conta de João Viana, filho de Marcus, que também apresentará uma peça própria.

Esta não é a primeira vez, nos anos mais recentes, que Marcus Viana saúda o público belo-horizontino com novas cantatas: em 2022, também no Palácio das Artes, ele estreou outras duas peças, “País dos Sonhos Verdes” e “Montanhas”.

SERVIÇO:
O quê. Sinfônica Pop: Cantatas Brasileiras, de Marcus Viana
Quando. Nesta terça (23) e quarta (24), às 20h
Onde. Grande Teatro Cemig Palácio das Artes (avenida Afonso Pena, 1.537, centro)
Quanto. A partir de R$ 20 (meia-entrada). Ingressos disponíveis na bilheteria do teatro e na plataforma Eventim.