Os indicados são escolhidos anualmente através dos votos dos membros internacionais da Academia Latina da Gravação

Dentre os grandes nomes da música latina, o destaque da noite foi Jorge Drexler. Nessa quinta-feira (15), aconteceu a 19ª cerimônia do Grammy Latino, e o uruguaio faturou três prêmios. São estes: Melhor Álbum de Cantor e Compositor ('Salvavidas de Hielo'), Melhor Gravação e Melhor Canção do Ano (por 'Telefonía').
"Eu já não sei o que dizer, queridos amigos", declarou o cantor ao receber a terceira consagração. Drexler se mostrou visivelmente emocionado e supreso.
Não é para menos. Com o feito, Drexler desbancou o conceituado cantor de reggaeton J Balvin. Conhecido no Brasil por sua parceria com Anitta, J Balvin concorria a oito estatuetas, no entanto, venceu em apenas uma categoria: Melhor Álbum de Música Urbana, com 'Vibras'.
Outro destaque da premiação foi a espanhola Rosalía, de apenas 25 anos. Dona de cinco nomeações, saiu na frente como a mulher mais indicada ao Grammy Latino. Destes, conquistou dois: Melhor Canção Alternativa e Melhor Fusão/ Interpetação Urbana, ambos pela canção 'Malamente'.