Janeiro mal começou e o mundo da música já trava debates fervorosos. A revista Billboard divulgou, nesta quarta-feira (8/2), os 10 artistas mais bem colocados no ranking dos 50 maiores rappers da história, em lista parcialmente revelada semana a semana. A decisão surgiu como uma comemoração aos 50 anos do nascimento do gênero. O nova-iorquino Jay-Z foi eleito número um, seguido por Kendrick Lamar em segundo e Nas, em terceiro.

Os critérios que motivaram a decisão foram: sucesso da discografia, impacto cultural, longevidade da carreira, qualidade lírica e flow, jargão que remete à fluidez no encaixe de palavras em relação à batida. Por fins de conveniência, apenas músicos norte-americanos foram enquadrados, o que excluiu da disputa figuras como Slick Rick e Mano Brown da disputa.


Top 10 maiores rappers de todos os tempos
Jay-Z
Kendrick Lamar
Nas
Tupac
Eminem
The Notorious B.I.G.
Lil Wayne
Drake
Snoop Dogg
Nicki Minaj


Os amantes do gênero demonstraram incômodo com o ranking. A lista coloca Nicki Minaj como a maior rapper feminina da história. Missy Elliott, Lauryn Hill e Lil Kim, fortemente celebradas, ficaram nas 19ª, 30ª e 31ª posições, respectivamente. O respeitado cantor e produtor Dr. Dre só apareceu na 40ª colocação. Kanye West, que enfrenta a opinião pública após declarações anti-semitas, ficou em 11º, mesmo cotado pelo público como candidato ao trono.

O novo ranking é bem discrepante do que foi lançado pela revista em 2015. Na ocasião, o primeiro colocado havia sido Notorious B.I.G., agora na sexta posição. Lauryn Hill, antes em 7ª, caiu 23 colocações. Ghostface Killah, membro do grupo Wu-Tang Clan, foi de 8º para 22º.