Cantora se apresenta o show "Dona de Mim" nesta quinta, no Proação Fashion Day, e no próximo sábado, no Breve Festival
Aos 27 anos, a carioca Iza já deixou claro que não veio ao mundo a passeio. A cantora, que ficou famosa por meio da internet, lançou neste ano seu primeiro disco, “Dona de Mim”, apresenta o programa “Música Boa Ao Vivo”, no Multishow, e, recentemente, estreou sua primeira turnê nacional, que ela traz nesta quinta-feira (23) a Belo Horizonte. A artista é uma das atrações do 11ª Proação Fashion Day, evento beneficente que alia moda e cultura. E tem mais: no próximo sábado, a cantora também vai levar seu gingado para o Breve Festival, que acontece no Mirante Beagá.
“Essa foi a primeira vez que criei um show do zero, com todas as referências que eu queria, com banda, com repertório quase todo meu. Participar da construção de uma turnê é uma ótima experiência e a resposta do público têm sido incrível”, afirma Iza, que conversou com o portal O TEMPO. Segundo ela, a apresentação é inspirada no primeiro disco da carreira, lançado em abril deste ano, e que traz os hits "Pesadão" e "Ginga".
Ela comemora a experiência de levar para a estrada um show inspirado em seu primeiro álbum. "Até lançar o disco, eu fiz muitos shows com covers, o que era legal também, mas nada comparado a apresentar as minhas músicas pro público", diz Iza. Para a construção desse trabalho, ela contou que se inspirou em "vibes e sensações". “Claro que eu sempre fiquei de olho em artistas que eu admiro, como Stevie Wonder, Beyonçe, Rihanna, Kehlani. As produções das músicas, as métricas, as melodias desses artistas me inspiraram muito a criar a sonoridade desse álbum”, revela. “Eu gravei tudo o que gosto de cantar”, completa a artista.
Na estrada
Minas Gerais é o terceiro Estado a receber a turnê "Dona de Mim", de Iza. A artista carioca disse que adorou receber o convite para o Proação Fashion Day, que acontece na noite desta quinta-feira. "Participar de um evento que une moda e cultura, pra ajudar uma boa causa, tem tudo a ver comigo. É muito gratificante poder ajudar através da minha arte", afirma.
Sobre o Breve Festival, que acontece no próximo sábado, ela garante: “É uma honra participar de um festival que reúne tantos nomes importantes da música. São artistas completos, que representam a diversidade que a música tem”, comemora. No repertório das duas apresentações estarão canções já conhecidas pelo público. “Mas quem sabe não vem uma surpresa por aí”, diz ela, deixando um suspense no ar.
Brilho que não se apaga
Em pouco tempo de estrada, Iza tornou-se nome importante na luta pelo empoderamento feminino e também na exaltação do orgulho negro. Ela conta que são temas que surgem naturalmente no dia a dia e que não recebe críticas por seu engajamento. “Eu lembro a menina que eu era e como era importante me ver nos lugares, me sentir representada, ter uma mulher forte me dizendo todos os dias que eu posso e que quem sabe sou eu”, afirma, ao falar sobre a questão do empoderamento feminino. “Então, sempre que eu puder, quero passar essa mensagem através do meu trabalho”, completa Iza.
Serviço
O 11º Proação Fashion Day acontece nesta quinta-feira, a partir das 20h, no Mix Garden (rua Projetada, 65, Jardim Canada, Nova Lima). Os convites custam R$ 190. Informações: (31) 3658 5798.
O Breve Festival acontece neste sábado e domingo no Mirante Beagá (rua Gabriela de Melo, s/n, Olhos D`Agua, BH). Ingressos a R$ 80 (por dia). Informações: www.brevefestival.com