Programação para 14 de maio

No dia 14/5, em homenagem ao Dia das Mães, a Filarmônica de Minas Gerais faz o segundo concerto da série “Filarmônica na Praça” em Belo Horizonte, na praça do Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, em frente à Sala Minas Gerais, sede da orquestra, às 11h. 

Sob a batuta do maestro José Soares, regente associado da Filarmônica, a orquestra levará ao público grandes clássicos do universo sinfônico brasileiro e internacional, como Carmen, de Bizet; A bela adormecida, de Tchaikovsky, Batuque, de Lorenzo Fernandez, Mourão, de Guerra-Peixe, e obras do universo popular arranjadas para orquestra, como Corta-jaca de Chiquinha Gonzaga (com orquestração de Anderson Alves), e Milagre dos Peixes, de Milton Nascimento (com orquestração de Nelson Ayres). A apresentação é gratuita.

O maestro José Soares conta que o concerto vai trazer uma diversidade enorme de música e de emoções, num grande passeio pelo repertório internacional e do Brasil. 

“Estamos muito felizes de voltar a nos apresentar nas praças com um programa que terá duas partes. Vamos começar com grandes clássicos da música orquestral, com temas que certamente todos vão reconhecer, como a ópera Carmen de Bizet e a marcha Pompa e Circunstância de Elgar; o encantamento que virá com a valsa de A bela adormecida de Tchaikovsky e a alegria do animado Cancã de Jacques Offenbach". 

A segunda parte, revela José Soares, levará o público para o Brasil, o Batuque de Lorenzo Fernandez, o Mourão do Guerra-Peixe e o Corta-jaca da Chiquinha Gonzaga, com orquestração de Anderson Alves. Depois desse longo passeio pelo país, o repertório retorna a Minas Gerais com uma orquestração de Nelson Ayres para a obra Milagre dos Peixes, de Milton Nascimento e Fernando Brant. A apresentação  inclui ainda homenagem que Cyro Pereira faz ao compositor norte-americano George Gershwin, que completaria 125 anos em 2023.
"Impossível não se emocionar e se divertir ao mesmo tempo", conclui o maestro.

O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura e Governo de Minas Gerais, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e conta com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. 

Patrocínio: Mason Holdings e Mercantil do Brasil. Apoio: Circuito Liberdade. Realização: Instituto Cultural Filarmônica, Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de MG, Governo de Minas Gerais, Ministério da Cultura e Governo Federal.

O maestro

Natural de São Paulo, José Soares é regente associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde 2022, tendo sido regente assistente nas duas temporadas anteriores. Venceu o 19º Concurso Internacional de Regência de Tóquio (Tokyo International Music Competition for Conducting 2021), recebendo também o prêmio do público. Iniciou-se na música com sua mãe, Ana Yara Campos. Estudou com o maestro Claudio Cruz e teve aulas com Paavo Järvi, Neëme Järvi, Kristjan Järvi e Leonid Grin. Foi orientado por Marin Alsop, Arvo Volmer, Giancarlo Guerrero e Alexander Libreich no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. Pelo Prêmio de Regência recebido no festival, atuou como regente assistente da Osesp na temporada 2018. José Soares foi aluno do Laboratório de Regência da Filarmônica e convidado pelo maestro Fabio Mechetti a reger um dos Concertos para a Juventude da temporada 2019. Em 2023, estreia como convidado da Osesp e orquestras no Japão. 

Serviço

Filarmônica na Praça 

Data: 14/5/2023 (domingo)

Horário:11h

Local: Praça da Filarmônica (em frente à Sala Minas Gerais – Rua Tenente Brito Melo, 1.090, Barro Preto)

Acesso: gratuito