Faltando menos de 48 horas para o início das gravações para o primeiro DVD, os Baianeiros falam da expectativa de tocar para quase 500 mil pessoas em dois dias de folia e sobre a escolha do repertório que terá clássicos do Clube da Esquina e sucessos de bandas mineiras Skank e Jota Quest
Com o trio elétrico preparado, repertório definido e músicas ensaiadas, os Baianeiros entram em contagem regressiva para um feito inédito que vai movimentar ainda mais o já consagrado carnaval de Belo Horizonte. A banda fará a gravação de seu primeiro DVD durante a festa na cidade e os foliões que estiverem na capital mineira terão a oportunidade de participar deste momento que ficará marcado para sempre na história da folia na cidade. Nessa quinta-feira o público teve uma prévia. O grupo desfilou pela Avenida Brasil e arrastou uma multidão.
O feito é inédito: será a primeira vez que um DVD será gravado num trio elétrico, durante o carnaval, fora do carnaval de Salvador, explica o baiano Lelo Lobão, baixista e vocalista dos Baianeiros. As gravações vão acontecer durante as apresentações da banda no domingo, no Bairro Castelo, Região da Pampulha, e na terça-feira na Avenida Getúlio Vargas, no Bairro Funcionários, Região Centro-Sul de BH.
Para conferir os preparativos da gravação do DVD, o Estado de Minas acompanhou o último dos mais de 20 ensaios que a banda fez em um estúdio na capital. Durante cerca de três horas, o grupo tocou as músicas que estarão no DVD, entre elas clássicos do Clube da Esquina, Jota Quest, Skank, sucessos nacionais e as antigas do axé music. Não ficaram de fora as quatro canções do primeiro EP da banda,“Paz, Alegria e Carnaval, que inclui a releitura da música “Iluminado”, do cantor Vander Lee, e as autorais“Ale Alegria”, “Todinho Seu” e“Bateu Colou”.
A novidade no set list fica por conta das músicas novas “Baianeiro” (Alexandre Peixe e Vini Mendes), “Eu Amo Amar Você” (Mano Góes e Orlando Moraes), “Festa Mineira” (Flávia Maestri e Danniel Maestri) e “Dona do Meu Mundo” (Lucas Monteiro). “Tivemos a honra de receber composições de nomes consagrados, que estão vendo a evolução do projeto Baianeiros e nos deram canções que tenho certeza que ficarão na memória de todos nós. Será a cereja do bolo que vai abrilhantar ainda mais este DVD “, diz Lelo.
O baixista explica a decisão de gravar o DVD este ano e ainda escolha do cenário para o registro da história da banda, que já tem três anos e meio de estrada (o grupo começou como bloco em 2015 e devido ao sucesso acabou virando uma banda).
“É uma construção. A gente vem tocando muito. Por onde a gente passa recebe muito carinho e muita gente cobrando material nosso de qualidade. Eu acho que a gente chegou numa estágio da nossa maturação, digamos assim, que a sinergia com o público mineiro tá tão grande que tenho certeza que a gente vai conseguir transportar para o vídeo a emoção do que acontece nos shows. E não poderia ser melhor este registro do que durante o carnaval, quando está todo mundo conectado naquela energia do bem.”
Sobre o DVD, Lelo garante que o público vai se surpreender com o repertório escolhido. “Tenho certeza que vai ser emocionante para qualquer pessoa que estiver no desfile do bloco por que a gente vai fazer uma releitura muito legal com ritmo da Bahia, dos clássicos do Clube da Esquina ‘Nos Bailes da Vida’ e ‘Todo Azul do Mar’. Vai ficar de uma forma diferente , uma forma única e com alegria, claro, dos Baianeiros”, revela.
Expectativa
O vocalista da banda, o mineiro Danniel Maestri, também destaca o repertório escolhido para o DVD. “O repertório está muito bom, estamos muito felizes com as músicas e a gente espera um feito novo e histórico no carnaval de BH. Vai ser o primeiro DVD gravado em trio elétrico fora do carnaval de Salvador e estamos muito felizes com isso. A gente espera público bacana, bonito e aquele clima gostoso que a galera já está”, diz Maestri.
Sobre a expectativa, Danniel manda recado para os foliões e fãs da banda: “Pode esperar a energia de sempre. Como diz o Lelo, a ‘misturança’ de ritmos que a gente faz. A gente toca Axé, Setanejo, Pop Rock, tudo tocando do nosso jeito, com aquela energia da música da Bahia com a poesia da música mineira. Então, o que a galera pode esperar da gente é muito profissionalismo, muita vontade e alegria. A gente vem muito preparado para este carnaval” .
Gravação
As gravações serão realizadas durante as apresentações da banda no domingo e na terça-feira. Serão seis horas de evento em cada dia. A expectativa é que o resultado deste trabalho seja lançado no início do segundo semestre deste ano. Antes deste prazo, porém, a banda vai lançar alguns vídeos separados no YouTube, revela Danniel Maestri.
Para a gravação, além da formação usual (Lelo, Danniel, Danilo Andrade (bateria) e Mayco Rocha (teclado), foram convocados Piló Rangel (guitarra), Diego Panda (percussão) e Ivan (saxofone).
Lelo Lobão aproveita para convocar os foliões: “Estamos voando, nas nuvens, e a gente está esperando que chegue o carnaval pra gente representar isso, registrar. Como eu falo, venha ser registrado. Venha fazer parte dessa história junto com os Baianeiros”.
SERVIÇO
BLOCO BAIANEIROS
Domingo, 3 de março
Local: Rua Romualdo Lopes Cansado
Concentração: 12h
Início do show: 13h20
Terça-feira, 5 de março
Local: Avenida Getúlio Vargas, esquina com Fernandes Tourinho
Concentração: 13h
Início do show: 14h
Confira no Instagram da banda a agenda completa das festas durante o carnaval
Baianeiros (@baianeirosoficial)