O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), foi às redes sociais manifestar que está mobilizado e que prestará suporte às cidades e comunidades afetadas pelas fortes chuvas, que desencadearam deslizamentos de barrancos, inundações e desabamentos de imóveis.

Há registro de pelo menos uma vítima fatal que, soterrada por escombros, não resistiu aos ferimentos. O Corpo de Bombeiros também confirmou que há uma criança desaparecida.

"O Estado dará suporte a todas prefeituras e população que necessitem de ajuda", garantiu Zema em uma postagem no Twitter, em que também falou sobre estar acompanhando as operações de resgate em Santa Maria de Itabira, na região central de Minas, indicou que um caminhão com ajuda humanitária com colchões e kits de higiene está sendo deslocado ao município e prestou solidariedade às vítimas.


Mais cedo, um vídeo mostrou quando bombeiros e vizinhos resgataram uma pessoa que havia sido soterrada após o desabamento de imóveis no bairro Poção. As operações de resgate continuam sendo realizadas.

Em um outro vídeo feito poucos minutos após o desabamento, um morador do bairro fala em famílias soterradas pelos escombros dos imóveis que desabaram. No entanto, os bombeiros ainda não confirmam a informação.

O desastre aconteceu durante fortes chuvas que atingiram a cidade na manhã deste domingo. Ao todo, o Corpo de Bombeiros de Itabira, que atende a região, registrou 11 ocorrências entre 6h36 e 7h09 nos bairros Lambari, Nova Santa Maria, Centro, Poção e Cidade Nova.