RESPONSABILIDADE DE TODOS

A volta às aulas em Belo Horizonte vai contar com ações educativas e de monitoramento do trânsito no entorno dos colégios. No entanto, nesta terça-feira (1º), primeiro dia do retorno das atividades nas instituições públicas e da campanha de conscientização, flagrantes de desrespeito foram vistos perto de uma unidade no bairro Sion, na região Centro-Sul. Motoristas estacionaram em locais proibidos e sobre a faixa de pedestres.

Na tentativa de frear estas e outras irregularidades comuns como as filas duplas, principalmente no embarque e desembarque dos estudantes, a ação da BHTrans quer estimular a educação no trânsito e despertar a conscientização em alunos, pais e responsáveis. Dentre as orientações, a gerente de Educação para Mobilidade da empresa, Maria Augusta Gatti, destaca o deslocamento correto de quem está a pé pela faixa. 

“Estamos aqui orientando para atravessar na faixa de pedestres, olhar para os dois lados da rua antes, aguardar o semáforo, observar se aquele é mesmo o local mais apropriado para atravessar, não utilizar nenhum fone de ouvido ou equipamento sonoro para que não haja distrações, entre outros”, destaca a gerente da BHTrans. 
Além disso, a especialista orienta sobre o papel dos pais como exemplo para as crianças.

“Trafegar de maneira consciente e devagar, não parar em fila dupla, não parar em locais proibidos, utilizar cinto de segurança nas crianças, não deixar menores de 10 anos no banco dianteiro. Temos que compreender que as escolhas são individuais e a responsabilidade é de todos”, alerta Maria Augusta. 

Dicas educativas para os pedestres:

Atravesse sempre na faixa de pedestres ou passarelas;

Quando não houver faixa, procure outro local seguro;

Olhe sempre para os dois lados antes de atravessar;

Nunca use celular, fones de ouvido ou outros aparelhos durante a travessia.

Dicas para pais e responsáveis

Diminua a velocidade próximo às áreas escolares;

Nunca pare ou estacione em fila dupla ou sobre as faixas de pedestres;

Nunca deixe as crianças descerem no meio da rua.