MAIS SEGURANÇA

O Governo do Estado entregou nesta segunda-feira equipamentos que vão ajudar a reforçar a fiscalização de áreas de preservação ambiental em território mineiro. Além de 20 novas viaturas com tração nas quatro rodas destinadas à Polícia Militar de Meio Ambiente, 15 drones foram repassados à Semad, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

“Com toda essa tecnologia, ferramenta moderna e potente de acompanhamento, temos o recurso para identificar, por exemplo, o autor de algum início de incêndio”, destacou o governador Romeu Zema, na solenidade que marcou o início da programação da Semana do Meio Ambiente 2023 em Minas.

O governador exaltou a atuação conjunta do poder público, como as parcerias com o Ministério Público (MPMG) e a Assembleia Legislativa (ALMG). União destacada também pelo procurador-geral de Justiça de MG, Jarbas Soares, presente à solenidade.
“As instituições devem, sim, caminhar sempre em conjunto. Estamos usando os recursos do povo e, em parceria com os órgãos do Estado, os resultados estão sendo devolvidos à sociedade”, destacou.

Para a titular da Semad, Marília Melo, os novos equipamentos permitirão “orientar, fiscalizar”, conferindo maior agilidade e precisão às operações, seja no combate ao desmatamento, a irregularidades no uso de recursos hídricos, mineração e barragens.

As viaturas para a PMMG serão utilizadas para combater o desmatamento ilegal e outras intervenções irregulares. Os veículos foram adquiridos com R$ 4,5 milhões provenientes de Termo de Compromisso entre o Estado, o Ministério Público Federal (MPF) e a Vallourec Tubos do Brasil. O Termo foi firmado em dezembro passado, como parte da compensação ambiental e danos morais coletivos pelos impactos causados pela empresa em razão de transbordamento do Dique Lisa, em janeiro de 2022.

A compra dos drones requereu investimento de R$ 243 mil, com verba; proveniente do Termo de Compromisso definitivo entre Estado, MPMG, MPF e a Mineração Morro do Ipê S.A.

 

* Com Agência Minas