O vereador Cláudio Duarte (PSL) foi preso na manhã desta terça-feira (2) na capital mineira. A suspeita da Polícia Civil é que ele tenha praticado o esquema de 'rachadinhas' com funcionários de gabinete - quando o parlamentar fica com parte da remuneração do trabalhador. 

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária, sendo um contra o vereador e outro contra o assessor de gabinete Luiz Carlos Cordeiro. 

Os agentes estiveram na Câmara Municipal de Belo Horizonte, na casa de Cláudio Duarte e na associação que ele fundou. O parlamentar e um funcionário de seu gabinete foram conduzidos para o Departamento de Fraudes da Polícia Civil.

Todos os computadores de Duarte foram apreendidos pela polícia. A assessoria do vereador não comentou o caso e disse que ainda apurava a situação.

Cláudio Duarte é natural de Tiros, no Alto Paranaíba. Ele é fundador da União dos Moradores pelo Desenvolvimento Social do Bairro Céu Azul (UMCA), entidade comunitária que desenvolve projetos educativos, culturais e sociais na Regional Pampulha.

Em 2017, Cláudio da Drogaria Duarte assumiu pela primeira vez um cargo eletivo na Câmara Municipal de Belo Horizonte, depois de ter obtido 4.513 votos nas eleições.

Fonte: O TEMPO