Termina na próxima sexta-feira (28) o prazo para a população de Belo Horizonte se vacinar contra a meningite C. Mais de 200 mil doses já foram aplicadas desde a ampliação do público-alvo.
A vacinação ocorre nos centros de saúde da capital - endereços e horários devem ser verificados no portal da PBH.

A partir da próxima semana, as doses voltam a ser aplicadas apenas em crianças de 3 e 5 meses, com dose de reforço aos 12 meses, e em situações específicas, como as pessoas imunossuprimidas. Nestes casos, o paciente deve apresentar relatório médico que comprove a condição e a aplicação da vacina é realizada no Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais (Crie), após avaliação por profissional da unidade. 
A PBH ainda relembra que não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, a vacina contra a meningite C e outros imunizantes, como a vacina da Covid-19 e da gripe.

Dia mundial da Meningite
No dia mundial de enfrentamento à meningite, celebrado nesta segunda-feira (24), a prefeitura reforça a importância de se proteger contra a doença. E o método mais eficaz é por meio da vacina.
A meninigite é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e se torna mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando infecção generalizada. Neste ano, já foram confirmados quatro casos e dois óbitos na capital.