A quarta-feira (16) amanheceu com termômetros marcando a mínima de 10,6°C em Belo Horizonte, mas a preocupação se volta para a baixa umidade relativa do ar esperada para a tarde. De acordo com a Defesa Civil, a previsão meteorológica indica um dia de céu claro com a umidade do ar podendo atingir níveis críticos de 25% durante a tarde. A máxima prevista para hoje é de 26°C, com retorno do frio durante a noite.

A OMS considera um estado de alerta quando a umidade relativa do ar fica abaixo de 30%, índice que a capital mineira deve registrar nesta tarde. A condição climática exige atenção redobrada da população, especialmente no que diz respeito à saúde. A faixa de umidade ideal para o bem-estar humano, segundo a OMS, varia entre 40% e 60%, sendo fundamental para o bom funcionamento do organismo e para minimizar o risco de doenças respiratórias.

A Defesa Civil de Belo Horizonte já havia emitido um alerta de tempo seco que se estende até o próximo domingo (20). Segundo o órgão municipal, a atuação de uma massa de ar seco manterá os índices de umidade relativa do ar em torno de 30% nas tardes da capital, pelo menos até as 18h do domingo.

Para enfrentar o período de ar seco, a Defesa Civil reforça as seguintes recomendações à população:

- Hidrate-se durante o dia;   
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;   
- Evite frituras;   
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;   
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;   
- Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;   
- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;  
- Não provoque queimadas em lotes vagos, matas ou florestas. Em caso de incêndio avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

Emissão de alertas
Os moradores de BH podem receber os alertas de risco de chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelo Canal Público do WhatsApp.

 A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da sua rua para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.