TEMPO SECO

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja — caracterizado por grau máximo de perigo — para 52 cidades em Minas Gerais em decorrência da baixa umidade relativa do ar, que deve oscilar de 12% a 20%. 

A condição meteorológica de risco é válida até as 20h deste domingo (7/9). Esses níveis são preocupantes, pois estão bem abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera saudável um percentual acima de 50%.

Belo Horizonte está fora do alerta, mas registrou percentual em torno de 20% na tarde deste sábado (6/9). O tempo mais seco que o normal veio acompanhado da sensação de calor. Os termômetros atingiram 31ºC hoje na estação Pampulha, por volta das 14h, informou a Defesa Civil da capital. No domingo, a umidade relativa do ar mínima melhora de forma significativa em BH, podendo chegar a 40%, segundo o Inmet. Já os termômetros devem marcar 26°C à tarde. 

Irritação das vias respiratórias, ressecamento da pele e mucosas, agravamento de doenças respiratórias, aumento de alergias, dor de cabeça e sensação de cansaço são alguns dos efeitos para a saúde em decorrência do tempo seco. 

Para driblar as consequências dos baixos percentuais de umidade relativa, o Inmet faz as seguintes orientações: beber bastante líquido; evitar desgaste físico nas horas mais secas; e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Neste sábado, a maioria das regiões mineiras teve baixo índice de umidade, inferior a 30%. No domingo, a condição crítica permanece no estado, embora as regiões Sul e Central possam ter uma melhora no tempo seco. 

Neste domingo, a previsão é de céu parcialmente nublado no decorrer do dia na Zona da Mata e nas regiões do Vale do Mucuri e Rio Doce. O Vale do Jequitinhonha, o Campo das Vertentes e as cidades da Grande BH devem ter céu variando de claro a parcialmente nublado — mesma condição para o resto do estado, porém com a presença de névoa seca. Não há previsão de chuva. 

Barragens de rejeitos: por que mudanças no clima elevam risco na mineração? 

Relação de cidades em alerta de baixa umidade

Água Comprida
Araguari
Araporã
Araxá
Cachoeira Dourada
Campina Verde
Campo Florido
Canápolis
Capetinga
Capinópolis
Carneirinho
Cascalho Rico
Centralina
Claraval
Comendador Gomes
Conceição das Alagoas
Conquista
Delfinópolis
Delta
Estrela do Sul
Fronteira
Frutal
Gurinhatã
Ibiraci
Indianópolis
Ipiaçu
Iraí de Minas
Itapagipe
Ituiutaba
Iturama
Limeira do Oeste
Monte Alegre de Minas
Nova Ponte
Patrocínio
Pedrinópolis
Perdizes
Pirajuba
Planura
Prata
Romaria
Sacramento
Santa Juliana
Santa Vitória
São Francisco de Sales
São Sebastião do Paraíso
São Tomás de Aquino
Tapira
Tupaciguara
Uberaba
Uberlândia
União de Minas
Veríssimo