Serão 55 vagas de cargos técnico-administrativos nas unidades de Belo Horizonte, de níveis superior, médio, técnico e fundamental


A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) abre inscrições nesta segunda-feira de concurso público da instituição. Serão 55 vagas de cargos técnico-administrativos nas unidades de Belo Horizonte, de níveis superior, médio, técnico e fundamental. O concurso terá vigência de dois anos, prorrogáveis por mais dois. Esta é a primeira vez que um concurso do gênero é aberto na Universidade.

O concurso prevê provas práticas para os cargos de técnico em audiovisual, técnico em artes gráficas, técnico em mecânica e operador de máquinas agrícolas. Pessoas com deficiências poderão solicitar apoio para a realização das provas, como material escrito em braille e tradução para a Língua Brasileira de Sinais. Candidatos cadastrados em programas sociais do governo federal poderão requerer isenção de taxa de inscrição.

As inscrições devem ser feitas até 12 de março. O edital e outras informações estão disponíveis na página de concursos da UFMG. O concurso terá vigência de dois anos, prorrogáveis por mais dois. A homologação dos resultados será feita em junho, antes do prazo mínimo anterior às eleições em que não é permitido nomear para cargos públicos.

Mesmo no caso de cargos em que não esteja prevista reserva de vagas, a declaração poderá ser feita, já que possíveis novas vagas, dentro da vigência do concurso, poderão ser destinadas a candidatos autodeclarados negros ou pessoas com deficiência. As autodeclarações serão avaliadas por comissão composta de três servidores, entre técnicos e docentes.