Um grupo composto por quatro turistas de São Paulo e um guia turístico mineiro foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros após ficar ilhado na trilha da Lagoa Dourada, na Serra do Cipó, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os envolvidos estavam presos na mata desde domingo (4) e foram encontrados por volta de 22h30 de segunda-feira (5).

Segundo o Corpo de Bombeiros, o grupo pretendia acampar na parte mais alta da serra. Eles foram surpreendidos pela chuva no meio do trajeto, mas conseguiram montar as barracas em uma área de camping. 

Na segunda-feira (5), ao tentar voltar, os turistas perceberam que o nível do curso de água na região subiu pelo volume de chuva e eles estavam ilhados no local.

Eles tentaram passar por outros locais, mas o rio já havia se alargado bastante, impedindo a travessia segura. Conforme os militares, todos conheciam a região, já haviam acampado no local anteriormente e estavam bem fisicamente e psicologicamente.

O grupo foi preparado para passar 1 noite e levou material para acampar e comida para 1 dia. Dos 5 integrantes, um deles era morador da região da Serra do Cipó e estava como guia para os 4 amigos paulistas.

Os bombeiros foram acionados e montaram “corredores de segurança” usando cordas nas árvores, onde era possível atravessar caminhando. Na parte funda, os militares atravessaram nadando, equipados com equipamentos próprios para resgates em enchentes.

Detalhes sobre o tempo das ações efetuadas pelas equipes de resgate

Início da caminhada das guarnições: 18h50
Primeiro contato com as vítimas: 20h30
Acesso às vítimas: 21h30
Travessia da última vítima: 23h40
Início da caminhada de volta: 0h00
Chegada às viaturas: 01h30
Chegada ao batalhão em BH: 3h30