PREVISÃO DO TEMPO

Minas Gerais enfrenta uma onda de calor a partir desta segunda-feira (17/2), segundo a empresa de meteorologia Climatempo. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta é a terceira temporada de altas temperaturas que atinge o país neste ano. Os termômetros podem ficar até 5ºC acima da média no estado mineiro.

Segundo o Inmet, os estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Goiás e a Bahia enfrentam a condição climática, devido a uma massa de ar quente e seco, que já vem atuando desde os últimos dias em áreas das regiões Sudeste, Sul e Nordeste e ganhou força nesse domingo (16). No entanto, Minas não se enquadrava nesta condição, embora enfrente pontualmente muito calor. Nesta segunda, o fenômeno chega ao estado e, de acordo com a Climatempo, deve persistir até a próxima segunda-feira (24).

Conforme a Organização Meteorológica Mundial (OMM), a onda de calor ocorre quando as temperaturas máximas diárias ultrapassam em 5°C ou mais a média mensal durante, pelo menos, cinco dias consecutivos. Além disso, essas condições devem abranger uma área ampla, e não apenas uma localidade. 

mapa-calor-46647354.jpg

Mapa da Climatempo indica localidades que serão atingidas por onda de calor/Climatempo

Para as áreas de produção agrícola serão dias com predomínio de tempo seco e altas temperaturas, mas apesar de enfrentar um calorão, algumas localidades do estado podem registrar pancadas de chuva de forma isolada com pouco efeito na diminuição do calor.

Previsão do tempo

De acordo com o Inmet, o dia será de céu parcialmente nublado nas regiões do Vale do Rio Doce, Mucuri e Jequitinhonha. Nas demais regiões, a segunda-feira será de céu claro a parcialmente nublado. A máxima pode chegar a 38ºC. Já em Belo Horizonte, o dia será de céu claro a parcialmente nublado e máxima prevista é de 33ºC.

As condições meteorológicas ainda são favoráveis ao tempo estável com temperatura elevada e baixa umidade do ar sobre o estado, mas pode ocorrer chuvas isoladas e de curta duração nas regiões Noroeste e Triângulo. Ao longo da semana, a tendência é de estabilidade e calor típico da época de verão em todo o estado.

Calorão no carnaval

Segundo o meteorologista Claudemir de Azevedo, as temperaturas devem seguir altas. A previsão deixa os foliões belo-horizontinos sob alerta, uma vez que o período oficial do carnaval já começou na capital mineira.

Verão sem bolinhas: saiba como lidar com a foliculite que surge na estação

“No período pré-carnaval o tempo deve seguir com temperaturas típicas de verão em Minas Gerais, sem onda de calor”, diz Claudemir. A recomendação é que os foliões tomem precauções, como uso de roupas leves, ingestão de bastante líquido e proteção contra o sol.

“Os foliões podem abusar da hidratação e do protetor solar no período de carnaval em Minas Gerais”, recomenda o meteorologista. Bebidas alcoólicas podem atrapalhar a hidratação, pois são diuréticas, isto é, aumenta a produção de urina e, por isso, contribui para a desidratação.

Dicas para encarar a folia no calorão

Beba bastante água antes, durante e depois da folia

Evite o consumo excessivo de álcool, que pode desidratar o corpo ainda mais

Use roupas leves para facilitar a transpiração e evitar o superaquecimento.

Evite o sol nos horários mais quentes e procure locais com sombra entre as 10h e às 16h

Lembre-se de usar o protetor solar, chapéus e óculos de sol para reduzir os impactos da exposição ao sol

Fique bem atento aos sinais do seu corpo

Se apresentar tontura, fraqueza ou dores de cabeça, procure um posto de atendimento médico

Ondas de calor em 2025

Esta é a terceira onda de calor no país desde o início de 2025. A primeira onda de calor ocorreu entre os dias 17 e 23 de janeiro e a segunda, entre os dias 2 e 12 de fevereiro, ambas no Rio Grande do Sul.

Durante a segunda onda, foi emitido um alerta de grande perigo pelo Inmet, que persistiu até a última quarta (12), abrangendo também áreas de Santa Catarina e Paraná. No Rio Grande do Sul, as temperaturas máximas ultrapassaram os 40°C em vários municípios. Na capital, Porto Alegre, a temperatura máxima chegou a 39,3°C.