A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, na manhã desta quinta-feira (5/2), um alerta de temporal para a capital mineira. A cidade já tem sete regionais em risco geológico, sendo seis em risco forte e uma em risco moderado. Em alguns pontos, até essa quarta-feira (4/2), já choveu mais de 60% do esperado para fevereiro.

Conforme o alerta, o volume esperado é de 50mm a 70mm até as 8h desta sexta-feira (6/2). O temporal pode ser acompanhado de raios e rajadas de vento de até 50km/h. 

O volume máximo previsto pela Defesa Civil corresponde a cerca de 40% de toda a chuva esperada para o mês. Os institutos de meteorologia consideram a média de 177,7mm para o mês de fevereiro na capital mineira. 

Durante a chuva, a Defesa Civil da capital recomenda que o cidadão redobre a atenção, evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva. É recomendado também que não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos, além de não se abrigar nem estacionar veículos debaixo de árvores. 

O órgão pede também que a população nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos e que, se notar rachaduras nas paredes das casas, ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.