O tempo seco deixa Belo Horizonte em alerta para a baixa qualidade do ar, que ficará em níveis ruins nesta segunda-feira (10). O cenário reforça a necessidade de atenção redobrada com a saúde.

Comunicado emitido nesse domingo (9) pela Defesa Civil indica que a umidade relativa do ar ficará em torno de 25% na parte da tarde. O ideal é entre 50% e 60%, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Abaixo disso, o tempo seco provoca o ressecamento das vias aéreas, aumentando as chances de incidência de infecções respiratórias - como resfriados e gripes - e irritações do trato respiratório - tosse, dor de garganta e até sangramento nasal.

Durante esse período, médicos recomendam que as pessoas bebam bastante água, usem soro fisiológico para umidificar as narinas e evitem exercícios físicos ao ar livre, principalmente entre 10h e 16h.

Quem puder deve umidificar a casa por meio de vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água.

A segunda-feira terá temperaturas amenas e frias na capital, principalmente durante as manhãs e noites. De acordo com a Defesa Civil, os termômetros devem oscilar entre 14°C e 29 °C.