Defesa Civil interditou avenida por risco de o Arrudas transbordar. Uma van escolar ficou ilhada e três crianças foram retiradas pelos Bombeiros

fonte:em.com.br

Um temporal atinge Belo Horizonte desde as primeiras horas da manhã.

Na Avenida dos Andradas, o volume de água do Ribeirão Arrudas subiu e assustou motoristas e moradores.

A Defesa Civil interditou a Avenida Tereza Cristina, na Região Noroeste, sentidos Centro e Contagem, por causa do risco de transbordamento do ribeirão. O trânsito foi liberado por volta de 9h40.


Na Rua Dom Vital, esquina com Francisco Deslandes, no Bairro Anchieta, uma árvore de grande porte caiu e arrancou a fiação da Cemig. O trânsito está interditado na área.

Na Rua General Andrade Neves com Bernardinho de Lima, no Gutierrez, uma árvore caiu sobre carros. Não houve vítimas.

Houve alagamentos e enxurrada na Avenida Francisco Sá, no Prado.

agua

A Avenida Barão Homem de Melo ficou completamente alagada, nos dois sentidos, altura da sede do Sebrae.

O muro de arrimo de um prédio caiu na rua Moreira Cezar, no bairro Gutierrez. Ninguém ficou ferido.

Uma van escolar ficou ilhada na Avenida Silva Lobo, esquina com Rua Coruripe. Três crianças foram retiradas pelos Bombeiros. A orientação é para que motoristas não transitem entre as avenidas Silva Lobo e Barão Homem de Melo, onde há diversos pontos de alagamento.

A tempestade atinge as regionais Oeste e Centro-Sul e o Corpo de Bombeiros está recebendo vários pedidos de socorro.

Um mapa divulgado pela Defesa Civil municipal às 7h48 mostra a intensidade da chuva até aquele momento. (veja abaixo). O mapa é atualizado a cada 10 minutos na conta do Twitter da instituição.

A BHTrans informa engarrafamentos nos principais cruzamentos da capital. Há retenções fortes nas avenidas Getúlio Vargas e Cristróvão Colombo. Sinais de trânsito estão em flash na rua Gonçalves Dias com Avenida Bias Fortes 3 na Avenida Álvares Cabral com rua Curitiba, provocando confusão entre os motoristas.

O trânsito também é muito lento na Avenida Afonso Pena sentido Mangabeiras, nos acessos ao Centro, no complexo da Lagoinha, na Avenida Pedro II e no elevado Helena Greco.

Às 8h25, a Defesa Civil informou que havia tendência de redução da chuva forte, na maior parte de BH e que a Regional Barreiro apresentava o maior indicativo de chuva com maior intensidade, conforme o radar meteorológico (veja abaixo)

O Instituto de Meteorologia Puc Minas/Tempo Clima informa que até as 8h43 já choveu 80mm, quase a metade da média histórica do mês de março, que é 163,5mm. A previsão é de que o fim de semana seguirá com temporais.

Veja os maiores volumes de chuva (mm) por Regional de sexta (2) de 0h até 8h50:

- Barreiro - 24,0
- Centro Sul - 76,8
- Leste - 64,6
- Nordeste - 33,2
- Noroeste - 48,8
- Norte - 6,6
- Oeste - 94,2
- Pampulha - 1,0
- Venda Nova - 1,0