A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou, nesta quarta-feira (4), a ampliação dos trechos de faixas exclusivas de ônibus que podem ser utilizados por táxis e carros de passeio. As novas regras, publicadas pela Sumob e pela BHTrans, já estão em vigor e visam dar maior fluidez ao tráfego em diversas regiões da capital.

Para os taxistas, a medida autoriza a circulação em 15 novos trechos, incluindo vias importantes como as avenidas do Contorno, Afonso Pena e Cristóvão Colombo. Para utilizar as faixas, os profissionais devem manter os faróis baixos acesos e estar com passageiros embarcados. O embarque e desembarque ao longo dessas pistas exclusivas permanece proibido.

Mudanças para veículos particulares
No caso dos carros de passeio, a principal novidade é a inclusão da avenida Risoleta Neves (Via 240) na lista de vias permitidas. A liberação para veículos particulares, no entanto, segue restrita a horários específicos: a partir das 14h aos sábados e durante todo o dia aos domingos e feriados.

As pistas exclusivas do sistema Move, como as das avenidas Antônio Carlos, Cristiano Machado e Pedro I, continuam com acesso restrito apenas a ônibus e táxis, permanecendo proibidas para carros de passeio em qualquer horário.

Confira as vias com novos trechos liberados para táxis:

  1. Avenida do Contorno;
  2. Avenida Afonso Pena;
  3. Avenida João Pinheiro;
  4. Avenida Cristóvão Colombo;
  5. Avenida Professor Alfredo Balena;
  6. Avenida Risoleta Neves;
  7. Rua Espírito Santo;
  8. Rua Goiás;
  9. Rua Niquelina;
  10. Rua Itajubá;
  11. Rua Olinto Magalhães;
  12. Rua Padre Belchior;
  13. Rua Rio Pomba;
  14. Rua Três Pontas;
  15. Rua Domingos Vieira.

A prefeitura ressalta que o tráfego fora dos dias e horários permitidos é considerado infração gravíssima, sujeita a multa e pontos na carteira de habilitação.