MOBILIDADE

Taxistas de Belo Horizonte vão poder trafegar em pistas do Move e em faixas exclusivas do transporte coletivo em mais uma avenida da capital a partir desta sexta-feira (29 de novembro). A medida foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) e visa agilizar as corridas e aliviar o tráfego. A capital mineira conta atualmente com 8.714 taxistas e 6.140 permissões (placas).

Conforme o decreto, os taxistas passam a poder trafegar nas pistas localizadas na avenida Waldyr Soeiro Emrich, na região do Barreiro. 

Além da via, os taxistas podem usar, conforme decreto publicado em julho deste ano, as pistas do Move localizadas nas avenidas Presidente Antônio Carlos, Dom Pedro I e Cristiano Machado, no trecho entre a rua Jacuí, no bairro da Graça, e o viaduto Hélio Pelegrino, no bairro São Paulo. A medida também vale para o túnel da Lagoinha, no trecho que liga a avenida do Contorno. 

Os táxis também estão autorizados a circularem em faixas exclusivas do transporte coletivo localizadas nas avenidas Pedro II, Presidente Carlos Luz, Antônio Abrahão Caram, Coronel Oscar Paschoal, Augusto de Lima, Vilarinho, Nossa Senhora do Carmo e Cristiano Machado, entre o Anel Rodoviário e a avenida Vilarinho.

Segundo o decreto, para circulação nos locais os táxis terão que seguir regras como trafegar com os faróis de luz baixa acesos e o eletrovisor ligado durante as 24 (vinte e quatro) horas do dia, além de observar os limites de velocidade e demais regras de circulação. Nas pistas do Move, os veículos deverão trafegar pela faixa da direita e estar com os passageiros já embarcados, sendo expressamente proibida a operação de embarque ou desembarque ao longo das pistas.

Além disso, é proibida a circulação nos viadutos de uso exclusivo do transporte coletivo, nas faixas exclusivas do transporte coletivo da avenida Vilarinho e nas demais faixas exclusivas do transporte coletivo regulamentadas dentro do Município de Belo Horizonte. Em caso de descumprimento, os taxistas estarão sujeitos a penalidades.