PREVISÃO DO TEMPO

Depois de dias marcados por frio fora do padrão para o verão e episódios de chuva, Belo Horizonte começa esta quinta-feira (8) com tempo mais firme. A previsão, segundo a Defesa Civil, indica céu claro a parcialmente nublado, com baixa possibilidade de chuva isolada ao longo do dia. A temperatura mínima registrada foi de 16,7ºC enquanto a máxima pode chegar a 29ºC.

A umidade relativa do ar deve cair à tarde, ficando em torno de 40%, mas dentro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que prevê índices saudáveis para a população entre 40% e 70%.

Previsão para os próximos dias

De acordo com a meteorologista Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a variação brusca no tempo é resultado de uma sequência de fenômenos atmosféricos que atuaram sobre Minas Gerais nas últimas semanas. No fim de dezembro, Belo Horizonte esteve sob influência de uma onda de calor associada a um bloqueio atmosférico, que reduziu a nebulosidade e impediu a formação de chuvas, favorecendo temperaturas extremas.

Com o deslocamento desse bloqueio para o oceano, ainda antes da virada do ano, o padrão começou a mudar. A partir do dia 2 de janeiro, áreas de instabilidade passaram a atuar sobre o Sudeste, aumentando a nebulosidade e provocando temporais isolados. Em seguida, uma frente fria avançou pelo litoral e se acoplou a um canal de umidade vindo da Amazônia, dando origem à Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).

Além disso, a meteorologista explica que a entrada de uma massa de ar mais frio vinda do Sul do país contribuiu para a queda acentuada das temperaturas mínimas. “O que não é tão frequente é a chegada de ar frio nessa época do ano. Ele chegou enfraquecido, mas suficiente para derrubar as temperaturas”, afirma.

Elevação das temperaturas 

A tendência, no entanto, é de mudança nos próximos dias. Segundo Anete, a ZCAS começou a perder força entre a noite de quarta-feira (7) e a madrugada desta quinta-feira (8), permitindo maior abertura de sol e elevação gradual das temperaturas. “Ainda estamos no verão. Com menos chuva e mais sol, as temperaturas voltam a subir, conclui.