Minas Gerais registrou 10 novos casos de varíola dos macacos (Monkeypox) nas últimas 24 horas, segundo balanço divulgado nesta terça-feira (23) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Com a atualização, sobem para 216 as confirmações da doença no Estado. No informe anterior, divulgado nessa segunda (22), eram 206..
Conforme o balanço atual, existem 516 casos em investigação — 537 foram descartados. Segundo a SES-MG, casos em investigação se referem à soma dos classificados como suspeitos e dos prováveis.

As análises de possíveis casos de Monkeypox são feitas pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Uma única morte foi registrada em Minas, até o momento, ocorrida em 28 de julho. Trata-se de um paciente de 41 anos residente em Belo Horizonte e natural de Pará de Minas, na região Central.
Na última semana, o Estado registrou o primeiro caso da doença em mulheres. A paciente de 26 anos é puérpera (possui filho recém-nascido). Os demais casos confirmados são de homens com idades entre 21 e 61 anos.

Atualmente um paciente positivo para Monkeypox está internado por necessidade clínicas. "Em todas as situações, os contactantes estão sendo monitorados pelas secretarias municipais. Até o momento, apenas o município de Belo Horizonte apresenta transmissão comunitária", informou a SES-MG.