PATRIMÔNIO

Um dos principais símbolos da Serra do Cipó, a 90 quilômetros de Belo Horizonte, a estátua do Juquinha passará por obras de restauro, além de melhorias de sinalização e segurança. O investimento, de até R$ 400 mil, será realizado pela Anglo American, mineradora que atua em Minas Gerais na produção de minério de ferro.

Construído em 1987 pela artista plástica Virgínia Ferreira, o monumento é parada obrigatória para turistas. Instalada no alto das montanhas do município de Santana do Riacho (MG), em área conhecida como Alto Palácio, a cerca de 110 metros das margens da rodovia MG-010 (altura do KM 117), a escultura homenageia o andarilho José Patrício, mais conhecido como Juquinha, que viveu na região até 1983, ano de sua morte.

Além do apelo turístico, a estátua, que está localizada a aproximadamente 120 km de Belo Horizonte (MG), representa para os moradores locais um símbolo de identidade e harmonia com a natureza, uma vez que o lendário personagem é referenciado por muitos como um protetor das terras que compõem a região.

“O Juquinha era considerado um guardião da Serra do Cipó e a sua história é transmitida de geração em geração. Sua estátua teve deterioração ocorrida ao longo do tempo e por ações de terceiros. No fim de 2020, a Anglo American comprou a área onde está instalado o monumento do andarilho com objetivo de preservar o local”, explica Claudiana Souza, coordenadora de Desenvolvimento Sustentável da Anglo American no Brasil.

Nesta terça-feira (26/03), a mineradora assinou um termo de acordo positivo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), documento que indica ações de restauração e de melhorias no local, como a instalação de câmeras de monitoramento e de placas de sinalização. As atividades serão iniciadas a partir da aprovação do projeto executivo pela prefeitura de Santana do Riacho.

 

hojeemdia.com.br