SANTANA DO RIACHO


O prefeito de Santana do Riacho, na região Central de Minas, André Torres (PTB), emitiu um decreto autorizando, a partir da próxima quarta-feira (10), a reabertura de estabelecimentos não essenciais como pousadas, hotéis, bares e restaurantes na região da Serra do Cipó, fechados devido à pandemia de coronavírus. Medida passa a valer às vésperas do feriado de Corpus Christi.

De acordo com o documento, esses locais poderão abrir as portas desde que cumpram algumas medidas como: deverão respeitar o limite de 50% no que tange à sua capacidade de operação; horário de funcionamento entre 11h e 20h. Após este período poderão realizar delivery.


Outros estabelecimentos também poderão funcionar na localidade, seguindo tais regras, como: academias, estúdios de pilates e yoga, autoescolas e igrejas e templos. Essa flexibilização das atividades comerciais não se aplicam ao distrito de Lapinha da Serra, que pertence ao município e também é um destino turístico procurado.

Lockdown

Supermercados, padarias e demais comércios essenciais, exceto postos de combustíveis e farmácias, deverão permanecer fechados durante o feriado das 16h de 10/06 até às 07h de 15/06. Posteriormente, fica mantido o lockdown nos finais de semana até o dia 30, ou seja, das 16h de sexta-feira até às 07h de segunda-feira.

No dia 1º de maio, a prefeitura de Santana do Riacho proibiu todos os estabelecimentos considerados essenciais de funcionarem a partir do dia seguinte. Medida extrema aconteceu em função do alto fluxo de turistas na região durante o feriado do Dia do Trabalho.

Reabertura

A partir do dia 25 de junho, poderão retornar ao funcionamento, de forma monitorada e em escala reduzida, as atividades comerciais nos seguintes estabelecimentos, mediante as regras específicas: bares e restaurantes em todas as localidades da cidade; atrativos turísticos no distrito da Serra do Cipó - desde que possuam mecanismos de controle de entrada e saída de pessoas de forma mecanizada/automatizada, com portaria de controle de acesso; pousadas, hotéis e hostels em todo o município; áreas de camping na Serra do Cipó.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta segunda-feira (8), Santana do Riacho ainda não tem casos confirmados de coronavírus.