Belo Horizonte amanheceu sob frio intenso nesta sexta-feira (26). Apesar da previsão da Defesa Civil de céu claro a parcialmente nublado e uma máxima de 25°C, a mínima registrada foi de 10,2°C, e a surpresa ficou por conta da sensação térmica, que atingiu impressionantes -17,0°C na região Oeste da cidade às 6h da manhã.
O frio extremo é reflexo da atuação de uma massa de ar polar que afeta parte do estado e mantém Belo Horizonte sob alerta até o próximo domingo.

A Defesa Civil da capital já havia emitido a notificação, prevendo baixas temperaturas em torno de 10°C nas primeiras horas da manhã. A umidade relativa mínima do ar, por sua vez, deve ficar em torno de 40% durante a tarde.

Cuidados com a Saúde
Diante das baixas temperaturas, o órgão municipal reforça as recomendações de saúde para que os moradores evitem efeitos indesejáveis do frio:

- Mantenha-se hidratado: beba bastante líquido.
- Atenção à pele: evite banhos com água muito quente para não ressecar a pele. Se necessário, use cremes hidratantes.
- Pratique exercícios com agasalho: ao fazer atividades físicas, vista-se adequadamente.
- Ventilação é crucial: mesmo com o frio, evite ambientes fechados com aglomeração. Mantenha as janelas abertas para a circulação do ar e para prevenir a propagação de doenças típicas do período.
- Problemas respiratórios: em caso de dificuldades, procure atendimento médico especializado.