A semana que começa um pouco mais tarde em função do feriado nacional nessa segunda-feira será de uma forma que o belo-horizontino já conhece: com oscilações no tempo. Para esta terça-feira (3), previsão de céu entreaberto com possibilidade de chuvas isoladas. A mínima foi de 13,6°C e a máxima poderá chegar aos 28°C.

A partir desta quarta (4), entretanto, a instabilidade se intensifica e já há perspectivas mais concretas de pancadas de chuva. O céu ficará encoberto e a máxima deve cair para os 25°C.

Na quinta-feira (5) o tempo já volta a abrir no período da tarde e, entre sexta (6) e sábado (7), o céu volta a ficar entre poucas nuvens e as temperaturas podem ter ligeira elevação. Apesar disso, não há perspectivas de máximas acima dos 30°C.

"A nebulosidade controla muito a temperatura. Nesse auge da primavera, que estamos chegando, ela mantém a temperatura mais amena, ainda que tenham oscilações no tempo. Diferente do que acontece no início da estação, quando temos céu aberto e muito calor", esclarece a meteorologista do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Anete Fernandes.

Em Minas

As chuvas mais intensas são esperadas para esta terça-feira (3) nas regiões Sul, Campo das Vertentes, Triângulo e Oeste. Pancadas isoladas no Noroeste, Norte e vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce, com grande nebulosidade. A máxima prevista para hoje no estado é de 33°C no Triângulo e a mínima foi de 5,9°C em Maria da Fé, na região serrana do Sul.

A partir desta quarta (4), as áreas de instabilidade se intensificam ainda mais nas regiões Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Oeste e Metropolitana. O céu deve abrir nas faixas Leste e Norte. Nas demais, céu parcialmente nublado.


Para amanhã, a máxima fica na casa dos 32°C, ainda no Triângulo, com previsão de ligeira elevação da mínima, chegando a 9°C, também no Sul.

*Estagiário sob supervisão da subeditora Jociane Morais