CALOR, SEM CHUVA

Belo Horizonte amanheceu com o clima ameno, mas se prepara para ter a segunda-feira (8) de forte calor. De acordo com a Defesa Civil municipal, a máxima prevista é de 30ºC. A mínima foi 15ºC, registrada na estação do Cercadinho, no bairro Buritis, na região Oeste da capital. A sensação térmica por lá foi de 6,7ºC. 

Conforme a previsão, e o dia será de céu claro a parcialmente nublado. Não há previstão de chuvas. A umidade relativa mínima do ar fica em torno de 35% à tarde. O índice de umidade relativa (UR) ideal para o ser humano, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é entre 50% e 60%. 

Para os dias de tempo seco, confira orientações do Ministério da Saúde:

Aumente a hidratação, ingerindo mais água, suco natural e água de coco;
Faça refeições leves com muitas frutas e legumes;
Evite atividades físicas nas horas mais quentes do dia;
A pele e os lábios também podem sofrer com a baixa umidade. Use hidratantes para ajudar;
Soro fisiológico ajuda na hidratação das vias áreas. Pingue algumas gotas nos olhos e no nariz caso sinta necessidade.

Índice pluviômetro

Pelos padrões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), a unidade de medida de precipitação é o milímetro (mm). A escolha se deve a razões práticas: 1 mm de espessura corresponde a 1 litro de água em um espaço de 1 metro quadrado.

Portanto, a medida em milímetros apontada nas previsões de tempo ou nos relatórios sobre chuvas considera que cada unidade corresponde a 1 litro em uma área de 1 metro quadrado.

Uma chuva de 10 mm corresponde a 10 litros de água em uma superfície plana de 1 metro quadrado. Dentro desse conceito deve-se considerar:

Chuva fraca: abaixo de 5,0 mm/h
Chuva moderada: entre 5,0 e 25 mm/h
Chuva forte: entre 25,1 e 50 mm/h
Chuva muito forte: acima de 50,0 mm/h

 


hojeemdia.com.br