O secretário de Estado de Transporte e Obras Públicas, Murilo Valadares, e uma comitiva do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER-MG) visitaram a BR-356, na altura do aglomerado Morro do Papagaio, região Centro-Sul de Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (26). No local, um muro de sustentação da rodovia corre risco de desabar.
As obras para reparar o trecho começaram, efetivamente, na última sexta-feira com a saída das famílias que moravam abaixo da estrutura. Segundo o DEER-MG, o risco ainda existe e, por isso, outras casas da área devem ser desapropriadas. Até então, o órgão havia informado que 34 famílias teriam que deixar o local.
As intervenções devem durar cerca de cinco meses e, durante esse período, haverá o monitoramento constante da movimentação da estrutura. De um container, uma empresa contratada para o serviço montou uma central que acompanha os dados. Qualquer risco será comunicado.
Tiras já foram afixadas no muro na parte mais crítica. Elas devem auxiliar na mobilização da área.
Trânsito
Duas faixas continuam interditadas no sentido Rio de Janeiro. Segundo o DEER-MG, não há chances de ampliar o bloqueio. A intenção do departamento, com o avançar das obras, é liberar todo o trecho. Na manhã desta segunda-feira, por volta das 9h, o tráfego era lento no local.
De acordo com a BHTrans, o desvio no local é complexo. A recomendação é usar a avenida Raja Gabaglia como rota alternativa à via.