SUL DE MINAS GERAIS

O município turístico de São Thomé das Letras, na região Sul de Minas Gerais, declarou a existência de seu primeiro caso de coronavírus nesta quinta-feira (5), exatas três semanas após o decreto que determinou permissão de entrada para visitantes. A cidade era uma entre as três únicas do estado – além de Cedro do Abaeté e Pedro Teixeira – que permaneciam imunes oito meses após o início da pandemia. Em nota publicada nas redes sociais, a Prefeitura Municipal de São Thomé das Letras esclareceu que o primeiro caso refere-se a um morador que viajou recentemente para São Paulo a trabalho. Ele, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, apresenta apenas sintomas leves e encontra-se em isolamento domiciliar.


A confirmação referente a este primeiro diagnóstico de Covid-19 na cidade turística não consta no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), publicado minutos antes da nota expedida pela prefeitura de São Thomé das Letras. Através do documento, a gestão municipal pede calma à população e garante que providências necessárias já foram tomadas. “Casos suspeitos, confirmados e descartados são notificados no boletim para conhecimento de todos”, declarou. Além do morador que testou positivo para o coronavírus, a pasta aguarda ainda coleta de outros cinco que são considerados suspeitos par aa doença – trata-se de pacientes em monitoramento e isolamento domiciliar.

Após a publicação do balanço municipal, alguns habitantes da cidade tornaram a criticar a reabertura da cidade para recepção de turistas, determinação contida em decreto publicado em 15 de outubro. “Parabéns a todos os envolvidos em abrir a cidade, a ganância falou mais alto”, escreveu um morador. Outros, entretanto, afirmaram que a entrada de visitantes não tem ligação com a confirmação. “Ironia, no fim o próprio morador levou o vírus até a cidade, isso porque ninguém entra, ninguém sai”, relatou outro.

A permissão de entrada para turistas no município turístico na região Sul de Minas Gerais ocorreu após imbróglios travados entre uma comarca da Justiça em Três Corações e a Prefeitura de São Thomé das Letras, para a qual a cidade não estaria pronta àquele momento, frente os protocolos sanitários, para acolher visitantes. Entretanto, há exatas três semanas decidiu-se pela reabertura. Além do uso obrigatório de máscara, o município exige que turistas preencham um formulário e alertem sobre a chegada na cidade com dois dias de antecedência. Permanecem proibidas as excursões, e os pontos turísticos ainda estão interditados para impedir aglomerações.