DE 24 A 31

Um dos destinos turísticos mais procurados de Minas, o Santuário do Caraça, localizado a 120 km de Belo Horizonte, nas cidades de Catas Altas e Santa Bárbara, prepara uma extensa programação, com duração de sete dias, para proporcionar momentos de reflexão, fé e devoção durante a Semana Santa.

Entre os eventos, a Via Sacra e a Missa da Vigília Pascal. Conhecido pelas belezas naturais e importância histórica, o Santuário tem atividades religiosas intensificadas nesta época do ano, proporcionando aos visitantes a oportunidade de vivenciar a espiritualidade e a devoção.

Neste ano, o Santuário do Caraça celebra 250 anos desde a primeira missa e a chegada do Irmão Lourenço. A Semana Santa, celebração mais importante do ano, abre o calendário de eventos no local.

“Desde a capela barroca até a construção da primeira Igreja Neogótica do Brasil, o Santuário do Caraça, os padres e irmãos que aqui vivem, se empenham para manter viva a tradição da Igreja através da liturgia, da piedade popular e das celebrações dos sacramentos. Tradição, fé e devoção marcam as celebrações da Semana Santa no Santuário do Caraça, que ao longo dos anos, tornou-se um centro de espiritualidade para aqueles que desejam vivenciar profundamente o mistério da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Marcado por procissões, momentos orantes e a Santa missa diária, os peregrinos que recorrem ao Santuário no alto da serra, celebram com afinco a Semana Maior, fazem memória da paixão e ressurreição de Jesus cujo mistério celebrado nos salva e liberta”, relata o Diácono Ramon Aurélio.

Veja a programação:

Dia 24 - (Domingo de Ramos) – Missa às 11h
Dia 25 - (segunda-feira) – Missa às 18h
Dia 26 - (terça-feira) – Missa às 18h
Dia 27 (quarta-feira): Missa às 7h e Reflexão das dores de Nossa Senhora das Dores às 18h
Dia 28 (quinta-feira) – Missa da Ceia do Senhor e Lava Pés às 18h
29 (sexta-feira): Via Sacra às 9h, Adoração da Santa Cruz às 15h e Ofício das Trevas às 18h
Dia 30 (Sábado Santo): Ofício de Nossa Senhora às 7h e Missa da Vigília Pascal às 19h
Dia 31 – (Domingo da Páscoa) – Missa da Ressurreição às 11h

Sobre o Santuário do Caraça

O complexo é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Estadual. Foi escolhido como uma das Sete Maravilhas da Estrada Real. Conta com um amplo Conjunto Arquitetônico onde estão a primeira igreja de estilo neogótico do Brasil, o prédio do antigo Colégio (hoje Museu e Biblioteca), a pousada com 57 apartamentos e quartos, e a Fazenda do Engenho, com 26 apartamentos.

O local possui enorme diversidade de fauna e flora, com raridades de animais e plantas no meio ambiente. Na ampla diversidade de sua fauna, há 386 espécies de aves, 42 espécies de répteis, 12 espécies de peixes e 76 espécies de mamíferos. A Reserva Particular do Patrimônio Natural do Santuário do Caraça faz parte de duas importantes reservas ecológicas, as Reservas da Biosfera da Serra do Espinhaço Sul e a da Mata Atlântica, onde há diversas espécies de flora e fauna, algumas encontradas somente no Complexo do Santuário do Caraça, que fica na transição entre Mata Atlântica e Cerrado.

Serviço

Semana Santa no Santuário do Caraça
Endereço: Estrada do Caraça, Km 9 - entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara - 
Fácil acesso pelas rodovias BR 381 e MG 436, além do da possibilidade de ir por trem (Estação Dois Irmãos - Barão de Cocais)
Taxa entrada: R$ 25 (em dias de semana) e R$ 35 (fins de semana, feriados e datas comemorativas).
Idosos: 50% de desconto.
Moradores de Barão de Cocais, Catas Altas e Santa Bárbara possuem 50% de desconto.
Entrada gratuita na 1ª quarta-feira de cada mês (mediante agendamento)