Idosos com idades entre 86 e 88 anos que não conseguiram se vacinar contra a Covid-19 no mutirão  da vacina do último sábado (13), vão poder receber a primeira dose do imunizante até a próxima sexta-feira (19). A aplicação será feita em 31 postos de saúde da capital. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, dados parciais apontam que 9 mil pessoas do grupo já foram vacinadas no primeiro dia, o que representa cerca de 37,5% dessa faixa etária, já que a expectativa é de que cerca de 24 mil pessoas com essas idades compareçam aos postos de saúde. 

No mutirão, no entanto, mesmo com o envolvimento de 800 profissionais e 80 centros de saúde fazendo a aplicação do imunizante, a cena que pode ser vista foram de longas filas em alguns pontos de vacinação. 

Situação que foi registrada pela reportagem de O TEMPO em pelo menos três pontos. Em um deles, os idosos preferiram esperar para serem atendidos dentro dos carros, para evitar aglomerações. De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, a vacinação teve início às 9h e antes mesmo da imunização filas foram registradas em alguns postos.

“Em alguns locais, onde foram identificadas filas antes mesmo do início da imunização, a Prefeitura reforçou as orientações sobre as medidas de segurança, como distanciamento, e ampliou as equipes de vacinação para dar maior agilidade na aplicação das doses. Outra ação adotada foi antecipar, já na fila, a conferência dos documentos necessários para receber a dose da vacina”, disse o executivo municipal em nota.

A prefeitura também reforçou que todas as pessoas que compareceram aos postos de saúde neste sábado receberam a primeira dose da vacina. A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte afirmou que "mantém avaliação constante dos procedimentos para que possa sempre aprimorar os processos para a imunização de cada grupo prioritário levando sempre em consideração as características e recomendações em cada grupo".

Importante saber

A vacinação de idosos em Belo Horizonte teve início na última segunda-feira (8), para pessoas com idade acima de 89 anos. Para receber a vacina, era preciso preencher um formulário online, cadastro que já foi encerrado para esse primeiro grupo.

Para os idosos com idades entre 86 e 88 anos que estão acamados, o cadastro poderá ser feito no site da Prefeitura de Belo Horizonte a partir dessa segunda-feira (15). Para receber a vacina, é necessário apresentar documento com foto, comprovante de residência e CPF. Os acamados nessa faixa etária serão imunizados em casa.

A lista de locais onde as vacinas serão aplicadas também está disponível no site da PBH. A vacinação será realizada de 7h às 19h.